A MULHER EMPRENDEDORA COMO PARTE DA DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO NOS COLÉGIOS PARTICULARES DA CIDADE DE JANDAIA DO SUL – PR

  • Jaiane Aparecida Pereira DAD-UEM
  • Viviane dos Santos Machado FAFIJAN
Palavras-chave: Educação empreendedora. Mulher empreendedora. Perfil empreendedor.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é identificar se as dirigentes dos colégios particulares de Jandaia do Sul – PR disseminam o empreendedorismo para os alunos. Especificamente, o trabalho buscou mostrar o perfil das mulheres empreendedoras, como é feita a gestão dos seus negócios e também discutir a importância da educação empreendedora desde a adolescência. O referencial teórico discutiu primeiramente o empreendedorismo e o processo empreendedor; seguido do perfil empreendedor e a educação empreendedora; e finalmente discute-se sobre a mulher empreendedora. Para responder ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva por meio de entrevistas semiestruturadas com três diretoras de colégios particulares de Jandaia do Sul, que foram consideradas mulheres empreendedoras. Evidenciou-se que as entrevistadas acreditam que a disseminação da cultura empreendedora deve começar cedo, por meio da educação. Foi relatado também que a disseminação pode ser feita por meio de exemplos de empreendedores, encorajamento e dedicação ao estudo, fazendo visitação em empresas e compartilhando com os alunos os conhecimentos adquiridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaiane Aparecida Pereira, DAD-UEM

Mestrado em Administração pelo PPA UEM/UEL

Professora do Departamento de Administração da UEM

Professora da FAFIJAN

Viviane dos Santos Machado, FAFIJAN
Graduação em Administração
Publicado
2013-05-20
Como Citar
Pereira, J. A., & Machado, V. dos S. (2013). A MULHER EMPRENDEDORA COMO PARTE DA DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO NOS COLÉGIOS PARTICULARES DA CIDADE DE JANDAIA DO SUL – PR. Caderno De Administração, 21(1), 77-90. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/20894
Seção
Artigos