RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A ESTRUTURA DE PROPRIEDADE DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA

  • Daniela Di Domenico Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Sady Mazzioni Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Neli Bastezini Kronbauer Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Fábio Junior Simionatto Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Palavras-chave: Sustentabilidade ambiental. Estrutura de propriedade. Investimentos socioambientais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre a responsabilidade socioambiental e a estrutura de propriedade das empresas listadas na BM&FBovespa. Quanto aos procedimentos metodológicos, o estudo caracteriza-se como descritivo, documental e de abordagem quantitativa. A população compreendeu todas as empresas listadas na BM&FBovespa e a amostra foi composta por aquelas que evidenciaram os relatórios de sustentabilidade nos anos de 2013 e de 2014. Os resultados apontaram que, em 2013, a mediana dos investimentos ambientais em relação à receita líquida foi de 0,0084 e, em 2014, ocorreu um aumento para 0,0087. As empresas com os maiores índices em 2013 foram, respectivamente, Copasa, Celpe e Oi. No ano de 2014 foram: Oi, Copasa e Celpe. Constata-se a alteração apenas da ordem das três, mas, no período, as mesmas permaneceram na liderança com os melhores indicadores ambientais. Verificou-se, ainda, que a média do indicador ambiental das empresas com menor concentração de capital é maior em relação às empresas com maior concentração de capital. Porém, o Teste de Levene apresentou significância superior a 0,05, evidenciando que as variâncias são homogêneas (variâncias iguais assumidas) e os resultados do Teste-t de igualdade de médias apontaram que o p-value não é significativo e indicam que as médias populacionais não são diferentes. De forma geral, não existe relação expressiva entre a responsabilidade socioambiental e a estrutura de propriedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Di Domenico, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Professora do Curso de Ciências Contábeis da área de ciências sociais aplicadas da Unochapecó.
Sady Mazzioni, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutor em Ciências Contábeis e Administração - FURB

Professor de graduação, especialização e do mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Neli Bastezini Kronbauer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
Mestre em Educação e Ensino - UNC/UNICAMP
Fábio Junior Simionatto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Graduando em Ciências Contábeis – UNOCHAPECO

Publicado
2016-10-01
Como Citar
Di Domenico, D., Mazzioni, S., Bastezini Kronbauer, N., & Simionatto, F. J. (2016). RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E A ESTRUTURA DE PROPRIEDADE DAS EMPRESAS LISTADAS NA BM&F BOVESPA. Caderno De Administração, 24(1), 19-31. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/30641
Seção
Artigos