O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA INSTALADA EM MARINGÁ

  • Jéssica Sanna Liberato Universidade Estadual de Maringá
  • Fabiane Cortez Verdu Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Internacionalização. Estratégia. Exportação.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo descrever o processo de internacionalização da Aptar. A pesquisa pode ser classificada como descritivo-qualitativa. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Os dados primários foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada e os secundários foram coletados no sítio da empresa. Em seguida os dados foram analisados com o propósito de relatar o processo de internacionalização da Aptar. A Aptar logo após atender as necessidades do mercado interno iniciou o processo de internacionalização de maneira gradual. A estratégia utilizada para adentrar no mercado externo foi a exportação direta. No decorrer do processo de internacionalização a organização Identificou fatores motivadores (recebimento de ordens do mercado internacional, oportunidade de lucro e crescimento no mercado internacional); facilitadores (experiências anteriores, relacionamentos interorganizacionais e funcionários qualificados); e dificultadores (legislação brasileira e carga tributária elevada).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Sanna Liberato, Universidade Estadual de Maringá
Aluna de Graduação em Administração na Universidade Estadual de Maringá
Fabiane Cortez Verdu, Universidade Estadual de Maringá
Docente do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2016-02-09
Como Citar
Liberato, J. S., & Verdu, F. C. (2016). O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA INSTALADA EM MARINGÁ. Caderno De Administração, 23(2), 40-51. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/30892
Seção
Artigos