APLICAÇÃO DO MODELO DE VALIDAÇÃO DE RETENÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA REVENDA DE AUTOPEÇAS

Palavras-chave: ciclo de vida do cliente, carteira de clientes, valor de retenção

Resumo

O estudo apresentou por objetivo colocar em prática um modelo de validação de retenção de cliente pré-concebido. A empresa objeto do estudo é do setor de autopeças. A metodologia inicialmente utilizada foi a qualitativa exploratória e complementado como um estudo de caso. Neste estudo de caso os dados foram coletados, e assim aplicados no modelo de validação de retenção de clientes preconizados na literatura de Fader et. al (2010). O modelo foi validado em 33 meses, dos quais 21 meses foram utilizados na calibração do modelo de predição de compra de 12 meses seguintes. Os resultados encontrados na aplicação do modelo foram satisfatórios relativamente quando confrontados com dados reais, na simplicidade de aplicação e na geração de oportunidades na gestão da base de clientes comprometidas na entrega de valor econômico.

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Biografia do Autor

Aline Araújo PERINI, FEA/USP
Aluna do Mestrado em ADMINISTRAÇÃO
Luciano Augusto TOLEDO, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
PROFESSOR AJUNTO NA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Guilherme de Farias SHIRAISHI, FEA/USP
PROFESSOR NA FEA/USP
Publicado
2016-12-31
Como Citar
PERINI, A. A., TOLEDO, L. A., & SHIRAISHI, G. de F. (2016). APLICAÇÃO DO MODELO DE VALIDAÇÃO DE RETENÇÃO DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA REVENDA DE AUTOPEÇAS. Caderno De Administração, 24(2), 89-101. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/33042
Seção
Artigos