PRÁTICAS DE GESTÃO DE UM MODELO DE NEGÓCIO INOVADOR: O CASO HERBARIUM

  • Fabrizio MELLER DA SILVA Universidade Estadual de Maringá (UEM) Departamento de Administração Av. Colombo, 5790, Paraná, 87020-900 Maringá, PR - Brasil Telefone: (44) 3011-3761 Homepage: http://www.uem.br
  • Dalcio Roberto dos REIS Universidade Positivo, Programa de Mestrado e Doutorado em Administração. Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5100 Cidade Industrial 81280330 – Curitiba, PR – Brasil Telefone: (41) 33173101 URL da Homepage: http://www.up.com.br
Palavras-chave: Modelo de negócio inovador, Gestão da inovação, Inovação organizacional.

Resumo

Procurou-se estudar o modelo de negócio de uma empresa mediante a descrição e explicação das práticas, atitudes e ações da gestão adotadas pela empresa Herbarium – considerada a maior indústria fitoterápica do Brasil e ganhadora de vários prêmios de inovação e de melhor empresa para se trabalhar - levando-se em consideração o seu ambiente interno e externo. Objetivo desta pesquisa foi descrever como uma empresa faz negócios gerando valor para seus stakeholders a partir do seu modelo de negócio (desing) organizacional. Para isso, o constructo capacidade de inovação foi constituído a partir de uma série de fatores da inovação tratados de forma exploratória a partir de práticas e ferramentas propostas por Cotec (1998); Cunha (2005) e Cunha et al (2013). Tem-se uma investigação qualitativa exploratória e descritiva operacionalizada pelo método documental de dados primários e secundários. Os resultados permitiram apontar diversos fatores da inovação que estão constatados como componentes do modelo de negócio de uma empresa inovadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrizio MELLER DA SILVA, Universidade Estadual de Maringá (UEM) Departamento de Administração Av. Colombo, 5790, Paraná, 87020-900 Maringá, PR - Brasil Telefone: (44) 3011-3761 Homepage: http://www.uem.br

Doutor em Administração.

Membro no Grupo de Pesquisa: Gestão da Inovação.

Coordenador do Grupo de Estudo sobre Cases de Ensino. 

Coordenador do MBA Gestão Pessoas - Turma 1 na UEM 

Dalcio Roberto dos REIS, Universidade Positivo, Programa de Mestrado e Doutorado em Administração. Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5100 Cidade Industrial 81280330 – Curitiba, PR – Brasil Telefone: (41) 33173101 URL da Homepage: http://www.up.com.br
Doutor em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro Portugal e Pós-doutorado em Planejamento Estratégico de Tecnologia. Engenheiro Eletrônico, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Metodologia do Ensino Tecnológico. Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo. É Professor Aposentado Classe D, nível 5, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Pesquisador e Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq e Consultor associado da RC2 Consultoria e Treinamento Ltda. Desenvolve atividades de palestras gerenciais e consultoria empresarial na área de Gestão da Inovação, tendo realizado trabalhos para organizações como: Siemens, Embraer, O Boticário, Confederação Nacional da Indústria, Federações das Indústrias de diversos Estados, Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, FINEP, SEBRAE, Correios, Univille, Movimento Brasil Competitivo, entre outras. Possui 8 livros publicados e mais de 250 artigos científicos em periódicos especializados e em anais de eventos.
Publicado
2016-12-31
Como Citar
MELLER DA SILVA, F., & REIS, D. R. dos. (2016). PRÁTICAS DE GESTÃO DE UM MODELO DE NEGÓCIO INOVADOR: O CASO HERBARIUM. Caderno De Administração, 24(2), 130-145. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/34042
Seção
Artigos