COMUNICAÇÃO EM EMPRESA FAMILIAR: O CASO DE UMA EMPRESA VAREJISTA

  • Mirian Masselani PINHEIRO Faculdade de Administração de Nova Andradina-FANA
  • Julio Ernesto COLLA Faculdade de Administração de Nova Andradina-FANA
Palavras-chave: Comunicação, Empresa familiar, Pequena empresa.

Resumo

O presente trabalho procurou descrever o processo de comunicação em uma pequena empresa familiar em Nova Andradina – MS, apresentando fatores que facilitam ou dificultam a comunicação, demonstrando de que forma a comunicação influencia o processo gerencial e propondo formas para melhorar o processo de comunicação na empresa analisada. O método utilizado foi do tipo descritivo-qualitativo, através de entrevistas não estruturadas, visando descobrir a existência de associações entre variáveis, neste caso, a relação entre o processo de comunicação e as empresas familiares de pequeno porte. A coleta de dados foi realizada no durante o mês de setembro do ano de 2008. Em um grupo de três proprietários, foram entrevistados dois, e de um grupo de oito funcionários, três foram entrevistados. Com base na pesquisa teórica e através da analise dos dados coletados foi possível localizar as falhas que ocorrem durante o processo de comunicação na empresa analisada, e assim propor formas para melhorar tal processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian Masselani PINHEIRO, Faculdade de Administração de Nova Andradina-FANA
Grad em Admnisitração na FANA
Julio Ernesto COLLA, Faculdade de Administração de Nova Andradina-FANA

Professor da FANA

Doutor em Administração

Publicado
2010-06-10
Como Citar
PINHEIRO, M. M., & COLLA, J. E. (2010). COMUNICAÇÃO EM EMPRESA FAMILIAR: O CASO DE UMA EMPRESA VAREJISTA. Caderno De Administração, 18(1), 80-94. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/34764
Seção
Artigos