A AUTOCONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PESQUISADOR: UM ESTUDO A PARTIR DAS NOÇÕES DE ÉTICA E TÉCNICA
Resumo
O objetivo central no presente estudo foi identificar quais os dispositivos (técnicos) que se mostraram relevantes na constituição do sujeito-pesquisador em duas universidades paranaenses. Para tanto, foram analisados os conceitos de ética para Michel Foucault e de técnica para Martin Heidegger. A relação entre essas duas noções constituiu nosso principal ponto de apoio teórico. Tal relação se evidencia como fundamental para entender novas formas de controle do trabalho produtivo, o que é essencial para a administração. Metodologicamente, o estudo se caracterizou como qualitativo. Foram feitas análises de entrevistas semiestruturadas para investigação da relação entre a autoconstituição do sujeito-pesquisador e aspectos técnicos que se evidenciaram como sendo relevantes nesse processo de autoconstituição. Foi realizada a análise do conteúdo dos dados identificados e, após, realizamos análise do discurso, a partir das noções foucaultianas de ética do sujeito e dispositivo. Finalmente, fizemos sua interpretação a partir da noção heideggeriana de técnica moderna. Sete dispositivos principais foram identificados como os mais relevantes na constituição do pesquisador.
Downloads
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.