PRODUTIVIDADE, LUCRATIVIDADE E RENTABILIDADE versus ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL. ISTO DÁ CERTO NA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA?

  • Katia Regina SIMIONATO UEM
Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas. Organização Estrutural e Legal. Sobrevivência Empresarial.

Resumo

A importância das micro e pequenas empresas (MPEs) no Brasil é relevante. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2002 o número de MPEs no setor formal urbano era de 4,88 milhões, representando 99,2% do total de 4,918 milhões de empresas. No setor informal são cerca de 9,5 milhões de empresas. Em torno de 70 milhões de brasileiros trabalham ou possuem algum vínculo com as MPEs. Contudo, apesar da importância, esse segmento de pequeno porte perece diante de altos índices de mortalidade. Algumas das principais causas seriam: dificuldades na obtenção e gerenciamento de recursos financeiros; baixa capacidade para administrar os negócios, entre outros. Diante disso, propõe-se com esse trabalho apresentar algumas vantagens da organização (estrutural e legal) empresarial como instrumento de sobrevivência e rentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Regina SIMIONATO, UEM
Katia Regina SIMIONATO (G - Universidade Estadual de Maringá-UEM)
Publicado
2017-07-09
Como Citar
SIMIONATO, K. R. (2017). PRODUTIVIDADE, LUCRATIVIDADE E RENTABILIDADE versus ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL. ISTO DÁ CERTO NA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA?. Caderno De Administração, 15(1), 29-39. https://doi.org/10.4025/cadadm.v15i1.38064
Seção
Artigos