A INFLUÊNCIA DOS ASPECTOS CULTURAIS NA GESTÃO FINANCEIRA DE UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR
Resumo
O mercado capitalista impõe suas regras, inclusive para as organizações do terceiro setor. Na busca pelo equilíbrio entre a tão necessária profissionalização da gestão dessas organizações, e a continuidade de seu importante papel na busca pelo lucro social, torna-se imprescindível à observação dos aspectos culturais e das características próprias, a fim de se conseguir instrumentos apropriados à sua gestão e identidade. Essa pesquisa descritiva, com análise predominantemente qualitativa, busca explorar um pouco cada uma dessas características. Para isso, além do levantamento teórico, foi realizada uma análise em uma entidade filantrópica do terceiro setor na cidade de Londrina, Estado do Paraná. Os resultados da pesquisa demonstraram que apesar das dificuldades em sua gestão como a não profissionalização do diretor da instituição, da concentração de tarefas sobre o profissional do financeiro, da escassez de recursos e da pouca utilização de instrumentos administrativos e financeiros, a instituição continua cumprindo seu papel social.
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