COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

  • Rita de Cássia Trindade dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Jonathan Saidelles Corrêa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Lucas Almeida Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Vania de Fátima Barros Estivalete Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Vania Medianeira Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Palavras-chave: Comprometimento organizacional. Instituição de ensino. Docentes

Resumo

O desempenho do indivíduo no trabalho está diretamente relacionado a aspectos tangíveis e intangíveis que permeiam o ambiente laboral. Quando a instituição pertence ao setor público, o estabelecimento de vínculos entre esta e seus integrantes contribui para o alcance do interesse da sociedade. Nesse sentido, o presente estudo analisa o comprometimento organizacional dos docentes de uma Instituição Federal de Ensino. Para isso realizou-se uma pesquisa de cunho descritivo, do tipo survey e com abordagem quantitativa, por meio do uso da Escala de Medidas de Comprometimento Organizacional (EBACO). A análise dos dados ocorreu por meio de estatística descritiva e teste T. Participaram da pesquisa 297 docentes, sendo a maioria apresentou as seguintes características: gênero feminino; idade entre 31 a 40 anos; nível de qualificação em mestrado ou doutorado; atuação na instituição entre cinco a dez anos; e faixa salarial acima de R$ 4.500,00. Por fim, evidenciou-se que para os docentes pesquisados o comprometimento organizacional está associado a obrigação de desempenho como ideal de bom empregado; identificação com os valores e filosofia da organização; permanência por desejo e necessidade; e sentimento de pertença a um grupo.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Trindade dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Jonathan Saidelles Corrêa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Lucas Almeida Santos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vania de Fátima Barros Estivalete, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora no Departamento de Ciências Administrativas, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Vania Medianeira Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora no Departamento de Ciências Administrativas, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professor no Departamento de Ciências Administrativas, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado
2020-05-10
Como Citar
Santos, R. de C. T. dos, Corrêa, J. S., Santos, L. A., Estivalete, V. de F. B., Costa, V. M. F., & Lopes, L. F. D. (2020). COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. Caderno De Administração, 27(2), 44-59. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/42040
Seção
Artigos