O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E AS ADAPTAÇÕES NO COMPOSTO MERCADOLÓGICO DE UMA PEQUENA EMPRESA

  • Daniel Guerra Zaramella Universidade Estadual de Maringá
  • Jéssica Sanna Liberato Universidade Estadual de Maringá
  • Fabiane Cortez Verdu Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Processo de internacionalização. Estratégias de internacionalização. Composto mercadológico.

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal descrever o processo de internacionalização e as
adaptações no composto mercadológico da Holz. Em termos específicos, pretendeu-se atingir
os seguintes objetivos: (1) Identificar as estratégias de internacionalização da Holz; (2)
Identificar as adaptações no composto mercadológico da Holz. A revisão da literatura
contempla os modelos gradual e Born Global de internacionalização, as principais estratégias
de internacionalização (exportação, contrato e investimento direto no exterior) e os elementos
do composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção). Esta pesquisa pode ser
classificada como qualitativa; a estratégia utilizada foi o estudo de caso. Os dados primários
foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e os secundários col etados no
website da empresa. Foi realizada uma entrevista com o proprietário da Holz, a qual durou
aproximadament e uma hor a, foi gravada e transcrita e posteriormente analisada por
meio da técnica de análise de conteúdo. O processo de internacionalização da Holz é
caracterizado como Born global, pois a empresa foi criada para exportar madeira. A empresa
utilizou-se d a estratégia de exportação i n direta, por meio de agentes comissionados no
país de o r i g em. O mix de marketing da Holz é adaptado conforme as necessidades do
mercado consumidor: o produto recebe alterações de acordo com a necessidade e costume de
cada país; as modificações de preço são limitadas, pois os preços são uniformes; o método de
distribuição é indireto; a promoção é inexistente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Guerra Zaramella, Universidade Estadual de Maringá

Graduando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá

Jéssica Sanna Liberato, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá

Fabiane Cortez Verdu, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Administração

Publicado
2020-02-14
Como Citar
Zaramella, D. G., Liberato, J. S., & Verdu, F. C. (2020). O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E AS ADAPTAÇÕES NO COMPOSTO MERCADOLÓGICO DE UMA PEQUENA EMPRESA. Caderno De Administração, 27(1), 135-149. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/43293
Seção
Artigos