O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E AS ADAPTAÇÕES NO COMPOSTO MERCADOLÓGICO DE UMA PEQUENA EMPRESA
Resumo
Este estudo teve como objetivo principal descrever o processo de internacionalização e as
adaptações no composto mercadológico da Holz. Em termos específicos, pretendeu-se atingir
os seguintes objetivos: (1) Identificar as estratégias de internacionalização da Holz; (2)
Identificar as adaptações no composto mercadológico da Holz. A revisão da literatura
contempla os modelos gradual e Born Global de internacionalização, as principais estratégias
de internacionalização (exportação, contrato e investimento direto no exterior) e os elementos
do composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção). Esta pesquisa pode ser
classificada como qualitativa; a estratégia utilizada foi o estudo de caso. Os dados primários
foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e os secundários col etados no
website da empresa. Foi realizada uma entrevista com o proprietário da Holz, a qual durou
aproximadament e uma hor a, foi gravada e transcrita e posteriormente analisada por
meio da técnica de análise de conteúdo. O processo de internacionalização da Holz é
caracterizado como Born global, pois a empresa foi criada para exportar madeira. A empresa
utilizou-se d a estratégia de exportação i n direta, por meio de agentes comissionados no
país de o r i g em. O mix de marketing da Holz é adaptado conforme as necessidades do
mercado consumidor: o produto recebe alterações de acordo com a necessidade e costume de
cada país; as modificações de preço são limitadas, pois os preços são uniformes; o método de
distribuição é indireto; a promoção é inexistente.
Downloads
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.