COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FAZENDA NO CERRADO MINEIRO
Resumo
O mercado dos cafés especiais tem experimentado transformações significativas em sua cadeia
de valor. Assim, os novos determinantes da vantagem competitiva deste setor passaram a ser a
inovação tecnológica e a diferenciação de produtos. Desse modo, competências específicas são
exigidas das empresas atuantes nesse segmento. Diante disso, buscou-se identificar as
competências essenciais em uma fazenda produtora de cafés especiais na região do Cerrado
Mineiro. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa e optou-se pela estratégia estudo de
caso. Como técnica de pesquisa, utilizou-se a entrevista semiestruturada. O corpus do estudo
compreende cinco entrevistas com colaboradores que ocupam cargos de liderança na gestão da
empresa. Para a identificação das competências essenciais utilizou-se o modelo proposto por
Hafeez, Zhang e Malak (2002), que parte da identificação dos seguintes aspectos: (i) recursos;
(ii) capacidades e; (iii) competências organizacionais. Observou-se que a Fazenda São Luiz
possui um legado no mercado de cafés especiais, sendo toda sua cultura e estratégias
respaldadas em uma aprendizagem familiar. Tais características corroboraram para
identificação de três competências organizacionais essenciais da organização, que são: Imagem,
Inovação e Qualidade. Percebe-se que as três competências identificadas apresentam-se de
forma dinâmica e sobrepõem-se umas às outras, reforçando a interdependência entre elas. Além
disso, estão presentes de maneiras distintas nas práticas organizacionais e na tomada de decisão.
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