ANÁLISE DA IDENTIDADE DOS EMPREGADOS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO DE FORTALEZA

  • Raimundo Wellington ARAÚJO PESSOA Banco do Nordeste do Brasil

Resumen

Este artigo analisa a identidade dos empregados em empresas do setor alimentício, identifica a focagem predominante nas empresas e associa a identidade com o perfil dos empregados. Trata-se de estudo exploratório e descritivo de caso, de natureza quantitativa, via survey, com aplicação de questionários. A identidade, medida através de uma série de variáveis, baseou-se num estudo em quatro empresas do Estado do Ceará em 2007, aplicando-se  questionário a 40 empregados. Com base nos resultados, pode-se dizer que, no geral, os empregados de empresas do setor alimentício, se identificam com as empresas em que trabalham e incorporam uma identidade voltada para os três tipos de focagem: na atividade, no modo de comportamento e no líder. Com base no V de Cramer e rho de Spearman, verificou-se uma baixa associação entre o perfil dos empregados, o clima interno, a imagem externa, a ideologia e a atividade realizada. Não houve associação entre o tipo de focagem e a atividade realizada. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Raimundo Wellington ARAÚJO PESSOA, Banco do Nordeste do Brasil
Raimundo Wellington Araújo Pessoa, Mestre em Administração de Empresas na Universidade Estadual do Ceará - UECE, Pesquisador Junior e Analista de Projetos no Banco do Nordeste do Brasil.
Publicado
2009-05-22
Cómo citar
ARAÚJO PESSOA, R. W. (2009). ANÁLISE DA IDENTIDADE DOS EMPREGADOS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO DE FORTALEZA. Caderno De Administração, 17(1), 11-26. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/5047
Sección
Artigos