PANDEMIA E PERSPECTIVAS NO MUNDO DO TRABALHO
Resumo
O mundo vive uma situação até então inédita nos registros históricos da humanidade, na qual nos deparamos, perplexos, com a imensa vulnerabilidade humana frente a uma pandemia que, diferente das graves epidemias que consumiram milhões de vidas no planeta ao longo da história, esta, em poucos meses, tem gerado rupturas no modus operandi dos sistemas de saúde, da economia, políticos e sociais em quase todo o planeta. Seus impactos, ainda vividos, terão repercussão mais profunda nos países já em crises político-econômicas, como o Brasil. Este ensaio dirige seu olhar para o mundo do trabalho e dos trabalhadores, e aponta, ao final, para a possibilidade de novos horizontes nas relações de trabalho.
Downloads
Referências
ENRIQUEZ, E. O vínculo grupal. in: LEVY, A. et al. Psicossociologia: análise social e intervenção. Rio de Janeiro, Vozes, 1994.
KRENAK, A. O amanhã não está à venda. São Paulo: Cia das Letras, 2020.
LHUILLER, D. Travail du négatif, travail sur le négatif. Education Permanente, v. 179, n. 2, p. 39-57, 2009.
LHUILLER, D. Introdução à Psicossociologia do Trabalho. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, v. 17, n. 1, p. 5-19, 2014.
NASCIUTTI, J. C. R. Reflexões sobre o espaço da Psicossociologia. Série Documenta, v. 7, p. 51 - 58, 1996.
NASCIUTTI, J.C.R. Cooperação e autonomia: desafios das cooperativas populares. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, vol. 6, p. 91-107, 2003.
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.