O DIAGNÓSTICO DA PSICOPATIA AJUDA A ESCLARECER A ATUAL CRISE POLÍTICA BRASILEIRA?
Resumo
Jornalistas e comentaristas políticos têm atribuído ao presidente Bolsonaro um diagnóstico de transtorno mental e, particularmente, o de psicopatia. Este breve ensaio propõe que um diagnóstico psiquiátrico apenas aponta para um quadro grave de subjetividade no governo, mas individualiza, reduz e escamoteia um fenômeno coletivo muito mais complexo e uma profunda e grave crise política, social e sanitária. Contudo, o texto não visa desprezar a contribuição de uma análise da dimensão subjetiva da atual crise, sugerindo para isso o uso de categorias e conceitos da psicossociologia para subsidiar esta avaliação, combinando-a com o exame de processos políticos, econômicos, sociais, culturais e comunicacionais. O resultado é a constatação de uma crise de dimensões trágicas para o país, que requer a mobilização de todas as forças democráticas para seu enfrentamento.
Downloads
Referências
BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente”. São Paulo: Filosófica Polítéia, 2019.
DAMATTA, R. Carnavais, malandros e heróis. Ed. 5, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1990.
ECO, H. O fascismo eterno. Rio de Janeiro: Record, 2018.
ENRIQUEZ, E. A organização em análise. Ed. 1, Petrópolis: Vozes, 1997.
KAËS, R. O grupo e o sujeito no grupo: elementos para uma teoria psicanalítica dos grupos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
LEVY, A., NICOLAI A., ENRIQUEZ, E. E DUBOST, J. Psicossociologia: análise social e intervenção. Petrópolis: Vozes, 1994
MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo, Ed, N-1, 2019
QUEIROZ, M. I. P. O messianismo no Brasil e no mundo. São Paulo: Dominus/Editora da USP, 1965.
SARTRE, J-P. Critique de la raison dialectique. Paris: Gallimard, 1960
WACQUANT, L. As prisões da miséria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001
WACQUANT, L. A miséria governada através do sistema penal. Rio de Janeiro: Revan, 2006.
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.