LIDERANÇA GLOBAL: CONTEXTO, CONCEITOS E DESAFIOS NA ATUAÇÃO DE EXECUTIVOS BRASILEIROS
Resumo
A pesquisa, base deste artigo, foi realizada em uma multinacional de alta performance na área de tecnologia da informação, aplicada exclusivamente a executivos brasileiros. O objetivo central foi o de avaliar o contexto de atuação, a assimilação de diferenças com lideranças locais e os desafios enfrentados pela dinâmica de liderança global. O procedimento metodológico, de pesquisa qualitativa, se mostrou mais adequado ao objetivo, com prevalência da natureza exploratória. Os executivos selecionados para a pesquisa, todos da área de tecnologia, apesar de atuantes também no Brasil, reconheciam como principal desafio de carreira o respetivo desenvolvimento como liderança global? O roteiro semiestruturado de entrevistas vinculou os três construtos, contexto, conceitos e desafios da liderança global à percepção de diferenças de atuação e de aprendizagem do executivo em diferentes realidades e países. Os resultados encontrados na pesquisa evidenciaram a dificuldade de uso de diferentes linguagens para gerenciar equipes remotas, com ampla diversidade, quase sempre em conexões virtuais. A operacionalidade do desafio de atuação multicultural, em equipes remotas, também foi encontrada, tanto na gestão de fusos-horários diversos, como no cumprimento de jornadas de longa duração em diferente idioma.
Downloads
Referências
BIRD, A.; MENDENHALL, M. E. From cross-cultural management to global leadership: Evolution and adaptation. Journal of World Business, Elsevier, v. 51, n. 1, p. 115-126, 2015.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.
BRODBECK, F. C.; EISENBEISS, S. A. Cross cultural and global leadership. In: DAY, D. V. (ed.). The Oxford Handbook of Leadership and Organizations. New York: Oxford University Press, 2014.
CALIGIURI, P.; TARIQUE, I. Predicting effectiveness in global leadership activities. Journal of World Business, v. 44, n. 3, p. 336-346, 2009. doi: 10.1016/j.jwb.2008.11.005.
CARPENTER, M. A.; SANDERS, W. G.; GREGERSEN, H. B. Bundling human capital with organizational context: The impact of international assignment experience on multinational firm performance and CEO pay. Academy of Management Journal, v. 44, p. 493-511, 2001.
CLARKE, S. School leadership in turbulent times and the value of negative capability. Professional Development in Education, v. 42, n. 1, p. 1-14, 2015.
CORRAL, T.; GERZON, M.; LINK, W. Introdução. In: CORRAL, T.; LINK, W.; GERZON, M. A. (ed.). A liderança é global: cocriando um mundo mais humano e sustentável. São Paulo: Senac, 2018.
DUTRA, J. S.; DUTRA, T. A.; DUTRA, G. A. Gestão de Pessoas: realidade atual e desafios futuros. São Paulo: Atlas, 2017.
HUESING, T.; LUDEMA, J. D. The Nature of Global Leadrs’ Work. In: OSLAND, J. S. et al. (ed.). Advances in Global Leadership. v. 10. Edição do Kindle: Emerald Publishing Limited, 2017.
JOKINEN, T. Global leadership competencies: a review and discussion. Journal of European Industrial Training, v. 29, n. 3, p. 199-216, 2005.
LANE, H. W.; MAZNEVSKI, M. L.; MENDENHALL, M. E. Hercules Meets Buddha. In: LANE, H. W. et al. (ed.). The baccwell handboock of global management: A guide to managing complexity. Oxford: Blackwell, 2004.
MENDENHALL, M. E. Leadership and the Bird of Global Leadership. In: MENDENHALL, M. E. et al. (ed.). Global Leadership: Research, Practice, and Development. 2nd ed. London: Routledge, 2013.
MENDEHALL, M. E. et al. (ed.). Global Leadership: Research, Practice, and Development. 2. ed. New York: Routledge, 2013.
MENDENHALL, M. E. et al. Defining the “global” in global leadership. Journal of World Business, v. 47, n. 4, p. 493-503, 2012.
OSLAND, J. S. An Overview of the global leadership literature. In: MENDEHALL, M. E. et al. (ed.). Global Leadership: Research, practice and development. 2. ed. New York: Routledge, 2013.
OSLAND, J. S.; BIRD, A.; ODDOU, G. The Context of Expert Global Leadership. In: MOBLEY, W. H.; WANG, Y. et al. (ed.). Advances in global leadership. v. 7. Oxford: Elsevier, 2012. p. 107-124.
OSLAND, J. S. et al. Developing global leadership capabilities and global mindset: A review. In: STAHL, G. K. et al. (ed.). Handbook of Reserach in International Human Ressources Management. Cheltenham: UK, 2006. p. 197-222.
REICHE, B. S.; MENDEHALL, M. E. Loking to the future. In: MENDEHALL, M. E. et al. (ed.). Global Leadership: Research, Practice, and Development. 2. ed. New York: Routledge, 2013.
RITCHIE, J.; LEWIS, J.; ELAM , G. Designing and Selecting Samples In: RITCHIE, J.; LEWIS, J. (ed.). Qualitative research practice: a Guide for Social Science Students and Researchers. London: Sage, 2003. p. 77-108.
SALOMÃO, K. As 10 empresas brasileiras mais internacionais em 2015. Revista Exame, São Paulo, set. 2015. Seção Negócio.
SIMONS, H. Case study research: in-depth understanding in context. In: LEAVY, P. (ed.). The Oxford Handbook of Qualitative Research. (Oxford Library of Psychology) New York: Oxford University Press, 2014. p. 455-470.
SWANBORN, P. G. Case study research. London: Sage, 2010.
TANURE, B.; EVANS, P.; PUCIK, V. A Gestão de pessoas no Brasil: virtudes e pecados capitais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
VELOSO, E. F. R.; TREVISAN, L. N.; SILVA, R. C. Inovação e comprometimento na administração de empresas e pessoas. São Paulo: Estação das
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.