OS SERVIÇOS PESSOAIS E OS REFLEXOS DO PERÍODO PANDÊMICO

Palavras-chave: Dificuldades, Oportunidades, Empreendedorismo, COVID 19

Resumo

O objetivo foi estudar os empreendimentos da área de serviços pessoais durante a pandemia da COVID-19, descrevendo as dificuldades e oportunidades, e verificar os impactos das ações governamentais para incentivar os empreendimentos. O estudo teve uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, com coleta de dados por meio de entrevistas com empreendedores de atividades relacionadas aos serviços pessoais de Erechim-RS. As análises foram baseadas nos resultados dos processamentos realizados no Iramuteq: classificação hierárquica descendente (CHD), análise fatorial de correspondência (AFC) e análise de similitude. A amostra pesquisada tem predomínio de microempreendedor individual (MEI) e sem registro. As atividades com maior destaque dentro dos serviços pessoais estão ligadas a sobrancelha, limpeza de pele, depilação e pedicure. Observou-se que a característica dos empreendimentos é a de não ter funcionários. Mesmo depois da pandemia acabar, o movimento relatado nos pesquisados é o de manter pelo menos uma medida de biossegurança, como o álcool em gel. As dificuldades relatadas foram quanto ao atendimento na pandemia, os mecanismos para prevenir a contaminação, relações com o espaço de trabalho e seus custos. Estudar um segmento econômico no período pandêmico, nunca vivenciado pela atual geração, utilizando-se de análise léxica caracteriza-se como algo original e este conhecimento pode auxiliar tanto no âmbito acadêmico como prático para os empreendimentos. Além de contribuir para a construção de políticas públicas de apoio aos empreendedores deste segmento.

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Publicado
2023-07-27
Como Citar
Danieli, D., & SchneiderLocatelli, D. R. (2023). OS SERVIÇOS PESSOAIS E OS REFLEXOS DO PERÍODO PANDÊMICO. Caderno De Administração, 31(1), 7-31. https://doi.org/10.4025/cadadm.v31i1.65047
Seção
Artigos