O USO DO BUSINESS INTELLIGENCE COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA – UM ESTUDO DE CASO EM UM CONSELHO REGIONAL DE CLASSE DO PARANÁ
Abstract
Diante do cenário globalizado, o ambiente organizacional deve estar preparado para as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem de maneira rápida e imprevisível, exigindo planejamento, antecipação e respostas imediatas. Nesse contexto a Tecnologia de Informação surge como forte aliada por dispor de ferramentas capazes de oferecer suporte ás decisões de negócios. O Business Intelligence é um Sistema de Informação que auxilia os gestores a obter uma visão holística da organização com base em relatórios precisos e integrados. Através do cruzamento de dados heterogêneos é possível o reconhecimento de padrões e desvios, fornecendo informações inteligentes e imprescindíveis para a vantagem estratégica, mesmo em cenário instável. O presente trabalho relata um estudo exploratório acerca do uso do Business Intelligence como ferramenta estratégica em um Conselho Regional de Classe do Paraná. O objetivo do estudo foi analisar como se estabeleceu o processo de implantação da ferramenta de Business Intelligence e elencar os fatores determinantes para escolha da solução e formas de uso. Os indicadores para análise foram obtidos mediante emprego de entrevista e questionário estruturado respondido pela alta e média administração. O questionário é uma adaptação do instrumento de Bailey e Person (1983) e aborda 38 fatores de impacto relacionados com a satisfação dos usuários de TI na organizaçãoDownloads
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Published
2011-03-17
How to Cite
Borges, F. M., & Periotto, Álvaro J. (2011). O USO DO BUSINESS INTELLIGENCE COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA – UM ESTUDO DE CASO EM UM CONSELHO REGIONAL DE CLASSE DO PARANÁ. Caderno De Administração, 18(2), 28-42. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/16254
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Articles
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