AS POSSIBILIDADES DE OCORRÊNCIA DO ASSÉDIO MORAL E DO ASSÉDIO SEXUAL NA INSTITUIÇÃO CARCERÁRIA: reflexões teóricas à luz das características da Instituição Total de Erwing Goffman
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com o projeto de iniciação cientifica – PIC. A sua abrangência foi de 01/08/09 a 31/07/10. O trabalho buscou abordar a violência física e psicológica, no âmbito do assédio moral e o assédio sexual, na Instituição Carcerária a partir de aproximações aos pressupostos teóricos de Erving Goffman sobre Instituição Total em relação à literatura sobre assédio. A metodologia utilizada compreende a pesquisa qualitativa, a abordagem descritiva e os dados secundários foram obtidos através da pesquisa bibliográfica. A análise dos dados coletados foi interpretativa. Os resultados demonstram que as Instituições Carcerárias caracterizam-se como uma Instituição Total e apresentam um ambiente estruturado em torno do autoritarismo, da submissão, do abuso de poder e da violência. Nesse sentido, conclui-se que a Instituição Carcerária desempenha como qualquer outra organização, um aspecto central para a ocorrência do assédio moral e do assédio sexual. É que, ela própria, é conivente, permissiva e fomentadora desse tipo de comportamento como meio e recurso para disciplinar, doutrinar, modular e regular o comportamento humano. A contribuição dessa pesquisa, mesmo que modesta, é ampliar o estudo do fenômeno do assédio, sob a perspectiva da área de Administração através da reflexão sobre a existência do assédio moral e sexual na Instituição Carcerária, descrevendo as possibilidades de existência dos mesmos. Isto pode ser suposto, mesmo carecendo de comprovação empírica.
Downloads
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.