ESTRATÉGIAS DE MARKETING MIX E ASSOCIAÇÃO DE MARCA: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE DIFERENÇAS ENTRE MARCAS DE REFRIGERANTES

  • Suzie Terci Kaetsu UEM

Abstract

O presente estudo busca evidenciar diferenças nas estratégias de marketing mix e posicionamento de marca na percepção do consumidor em relação a “grandes” e “pequenas” marcas, contribuindo assim para análise sobre táticas e estratégias de marketing mix usadas pelas  empresas de marcas pequenas e regionais em contraponto com grandes marcas. Foram realizadas entrevistas com consumidores de refrigerantes para buscar identificar diferenças percebidas entre as práticas de marketing mix (produto, preço, praça e promoção), onde os consumidores falaram sobre marcas de refrigerantes que conheciam; sua qualidade ( atributos e benefícios), preço, ponto de venda, facilidade de compra, associações primárias e secundárias, imagem de marca, promoções e comunicação. Também foram entrevistados revendedores varejistas de pequeno porte, para buscar diferenças entre práticas de marketing mix, negociação e distribuição entre as marcas. Os resultados desta pesquisa evidenciam diferenças e similaridades entre as estratégias e práticas de marketing mix; que os consumidores conhecem e compram marcas grandes e pequenas, e que algumas características são distintas entre elas. Com base no pré-teste do roteiro de entrevista observou-se a notoriedade da marca da empresa fabricante de refrigerantes da região de Maringá denominada Ouro Verde. Por isso, a análise, apontou em especial citações e referências sobre esta marca regional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Suzie Terci Kaetsu, UEM

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá

Published
2013-05-20
How to Cite
Kaetsu, S. T. (2013). ESTRATÉGIAS DE MARKETING MIX E ASSOCIAÇÃO DE MARCA: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE DIFERENÇAS ENTRE MARCAS DE REFRIGERANTES. Caderno De Administração, 21(1), 46-63. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/20856
Section
Articles