O CONSUMO DE ALIMENTOS E OS FOODIES

  • Julio Cezar da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Olga Maria Coutinho Pepece Universidade Estadual de Maringá

Abstract

Comer fora de casa implica não só no consumo da comida ou da bebida, mas também onde se irá comer, da aparência do prato, de quem frequenta o local onde a comida será servida, da decoração do ambiente, entre outros. Neste contexto surge um novo perfil de consumidor chamado de Foodie que é “viciado” na experiência de saborear os pratos, de fotografá-los, de analisá-los e de publicar os resultados desta experiência de consumo em blogs e sites de relacionamento. O objetivo dessa pesquisa exploratório-descritiva é analisar as informações que os Foodies publicam em suas redes sociais e propor uma categorização para esses consumidores. Constatou-se que os Foodies representam grupo de referência de consumo para seus seguidores e podem ser agrupados em dois tipos de fontes de informação para o consumo: como fontes de marketing e fontes pessoais. Os Foodies costumam valorizar atributos relacionados à decoração do prato, preço, estrutura física e ambiente dos locais onde comem. Os que representam fonte de marketing postam dicas completas de onde comer, quanto pagar, etc. Já os que representam fonte pública restringem-se a falar bem ou mal do que consomem.

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Author Biographies

Julio Cezar da Silva, Universidade Estadual de Maringá
Aluno de graduação da Universidade Estadual de Maringá
Olga Maria Coutinho Pepece, Universidade Estadual de Maringá
Docente da Universidade Estadual de Maringá
Published
2016-02-09
How to Cite
da Silva, J. C., & Pepece, O. M. C. (2016). O CONSUMO DE ALIMENTOS E OS FOODIES. Caderno De Administração, 23(2), 106-116. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/30849
Section
Articles