O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PRODUTOS ORGÂNICOS: ATUAÇÃO DO BRASIL E DE PAÍSES ATUANTES NO SETOR

  • Daiane LUIZZI Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Toledo PR.
  • Jonathan Dias FERREIRA Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Toledo PR.
  • Mirian Beatriz SCHNEIDER Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Toledo PR.

Abstract

Com a globalização, as trocas comerciais entre as nações se intensificaram, tornando o comércio internacional palco de conflitos com o aumento da concorrência. A atividade agropecuária é de grande importância para a economia brasileira. A agricultura orgânica é uma área a ser desenvolvidas no país, possuindo uma configuração climática favorável e uma alternativa para alcançar novos mercados no exterior. A utilização e degradação dos recursos naturais, afeta direta ou indiretamente, as atividades econômicas e sociais, a saúde e o bem-estar da população. Neste contexto, a agricultura orgânica surge como uma alternativa. O Brasil, com grande potencial de expansão deste padrão de produção agrícola, vem acompanhando o crescimento do setor frente às exigências e normas rígidas do mercado internacional. O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma análise do comércio de produtos orgânicos, traçando um paralelo entre o Brasil e alguns países selecionados. Este estudo possui caráter qualitativo e abordagem comparativa, com objetivo de compreender as dinâmicas existentes nas economias pesquisadas. Como conclusões, pode-se observar a relevância do comércio de produtos orgânicos para economia brasileira e a existência de oportunidades para o desenvolvimento do setor, requerendo a participação constante do governo e organismos relacionados ao setor para contribuir para a harmonização das normas internacionais e dessa forma, facilitar o comércio entre os países. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jonathan Dias FERREIRA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Toledo PR.
Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste, Campus de Toledo PR.
Published
2016-12-31
How to Cite
LUIZZI, D., FERREIRA, J. D., & SCHNEIDER, M. B. (2016). O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PRODUTOS ORGÂNICOS: ATUAÇÃO DO BRASIL E DE PAÍSES ATUANTES NO SETOR. Caderno De Administração, 24(2), 72-88. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/32725
Section
Articles