O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR SOB O OLHAR DA SUSTENTABILIDADE
Abstract
A sociedade mundial passou por grandes evoluções através dos tempos, com essa evolução o consumismo (consumo exagerado) está presente fortemente no comportamento dos consumidores. Este consumismo é a última ponta da cadeia que puxa toda uma estrutura de produção, que envolve extração, poluição, processos industriais entre outras atividades que prejudicam o meio ambiente. O presente ensaio tem como objetivo discorrer sobre a construção deste cenário, quem e como se pode mudar esta situação crônica que danifica o planeta e o homem. Mais especificamente, um dos atores que podem influenciar na resolução deste problema é o consumidor, ou melhor, o consumidor ambientalmente responsável, que tem em sua estrutura cognitiva de decisão de compra o fator ecológico. Assim, o ensaio trabalha como este consumidor pensa dentro deste contexto, se ele está preocupado com o problema e se está disposta a colaborar com a preservação da natureza mudando seu comportamento de compra. Ao final, será possível concluir que este consumidor ainda não está preparado para assumir este papel, tanto quanto nas possibilidades oferecidas a ele, como na escassez de informações sobre o assunto.
Downloads
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.