O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR SOB O OLHAR DA SUSTENTABILIDADE

  • Vitor Koki da Costa NOGAMI UEM

Abstract

A sociedade mundial passou por grandes evoluções através dos tempos, com essa evolução o consumismo (consumo exagerado) está presente fortemente no comportamento dos consumidores. Este consumismo é a última ponta da cadeia que puxa toda uma estrutura de produção, que envolve extração, poluição, processos industriais entre outras atividades que prejudicam o meio ambiente. O presente ensaio tem como objetivo discorrer sobre a construção deste cenário, quem e como se pode mudar esta situação crônica que danifica o planeta e o homem. Mais especificamente, um dos atores que podem influenciar na resolução deste problema é o consumidor, ou melhor, o consumidor ambientalmente responsável, que tem em sua estrutura cognitiva de decisão de compra o fator ecológico. Assim, o ensaio trabalha como este consumidor pensa dentro deste contexto, se ele está preocupado com o problema e se está disposta a colaborar com a preservação da natureza mudando seu comportamento de compra. Ao final, será possível concluir que este consumidor ainda não está preparado para assumir este papel, tanto quanto nas possibilidades oferecidas a ele, como na escassez de informações sobre o assunto.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Vitor Koki da Costa NOGAMI, UEM
Aluno do PPA UEM
Published
2011-03-17
How to Cite
NOGAMI, V. K. da C. (2011). O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR SOB O OLHAR DA SUSTENTABILIDADE. Caderno De Administração, 18(2), 62-71. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/34721
Section
Articles