COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NOS PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS

  • Rodrigo Souza Da Costa Doutorando em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
  • Sergio Bulgacov Professor da Universidade Positivo (UP)
  • Carla Fuganti Doutoranda em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Abstract

A relevância da união das categorias analíticas Comunidades de Aprendizagem, Estratégias de Internacionalização e Diversificação e Resultados Organizacionais começa a acontecer no âmbito organizacional, principalmente em estudos que identificam que as comunidades de prática podem gerar uma maior aprendizagem entre seus membros transformando o conhecimento tácito delas individualmente em conhecimento explícito para todas as empresas do APL (Arranjo Produtivo Local). Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo identificar a influência das comunidades de aprendizagem, moderada pelas estratégias tanto de internacionalização quanto de diversificação nos resultados organizacionais de dois APLs Paranaenses. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, onde foram feitas entrevistas com roteiros semiestruturados com empresários e o responsável pela coordenação dos dois APLs. Os resultados demonstram que existem alguns dificultadores para que esse processo ocorra de maneira mais efetiva, mas também há outros fatores que são facilitadores do processo. Observa-se que existem alguns dificultadores para que esse processo ocorra de maneira mais efetiva, como, por exemplo, o limitador geográfico entre as cidades do Sudoeste do Paraná que estão espalhadas por uma área muito extensa, dificultando a comunicação entre as empresas de cidades distintas. Em contrapartida, a formalização e institucionalização do APL e de sua estrutura de governança atuam como facilitadores desse processo através dos canais de comunicações e também atuando como agente de disseminação desse conhecimento através dos canais de comunicação que foram desenvolvidos. Dessa forma, conclui-se que os pressupostos das comunidades de aprendizagem exercem uma influência significante nos resultados organizacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Souza Da Costa, Doutorando em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Doutorando em Administração na Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Sergio Bulgacov, Professor da Universidade Positivo (UP)
Professor da Universidade Positivo (UP)
Carla Fuganti, Doutoranda em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
Doutoranda em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
Published
2017-12-01
How to Cite
Da Costa, R. S., Bulgacov, S., & Fuganti, C. (2017). COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NOS PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E DIVERSIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES EM ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS. Caderno De Administração, 25(2), 1-23. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/39915
Section
Articles