NATURALIZAÇÃO DO PROCESSO DE LIDERANÇA: O RESGATE DOS VALORES

  • JUSSARA JÉSSICA PEREIRA Fundação Getulio Vargas - SP EAESP http://orcid.org/0000-0003-3202-8414
  • Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão Universidade Federal de Ouro Preto
  • Ana Flávia Rezende Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

Esta pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, propôs-se a refletir sobre o conceito de liderança, de acordo com literatura mainstream. Portanto, questionam-se quais as variáveis sócio-históricas podem ser resgatadas no processo de desnaturalização da liderança, de modo a superar sua objetivação. Para tal empreitada, exploraram-se os trabalhos desenvolvidos por Stogdill (1950); Likert (1961); McGregor (1960); Pfeffer (1981); Kotter (1990); Conger e Kanungo (1988); Northouse (2007); Bryman (2009), representantes das teorias tradicionais de liderança, com o objetivo de buscar uma linguagem comum a todos. O objetivo geral deste trabalho foi desconstruir o processo de naturalização da temática, tal como presente nas teorias funcionalistas (mainstream), resgatando sua historicidade e concreticidade. As teorias tradicionais a definem, em termos gerais, como um processo ou ato de influenciar as atividades de um grupo, organizando os esforços a fim de se alcançar um objetivo. Nota-se a naturalização do processo de liderança; o contexto histórico e conflituoso da origem do fenômeno foi abstraído, restando, apenas, algo concreto, fixo e objetivado. Como resultados, apresentam-se esquemas que ilustram esta visão crítica do conceito de liderança. Considerou-se a liderança como uma construção sócio-histórica dos envolvidos, que está intimamente ligada a variáveis econômicas, culturais, axiológicas, históricas e religiosas. Esta empreitada científica se justifica dada a importância do tema na formação dos administradores, seja de natureza acadêmica ou profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

JUSSARA JÉSSICA PEREIRA, Fundação Getulio Vargas - SP EAESP
Doutoranda pela Fundação Getúlio Vargas EAESP. Atua principalmente na linha de pesquisa: Organizações, Gestão e Sociedade, com ênfase em Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho.
Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão, Universidade Federal de Ouro Preto
Professora Adjunta Universidade Federal de Ouro Preto
Ana Flávia Rezende, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre pela Universidade Federal de Lavras
Published
2018-10-29
How to Cite
PEREIRA, J. J., Maranhão, C. M. S. de A., & Rezende, A. F. (2018). NATURALIZAÇÃO DO PROCESSO DE LIDERANÇA: O RESGATE DOS VALORES. Caderno De Administração, 26(1), 43-59. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/39996
Section
Articles