ANÁLISE DA IDENTIDADE DOS EMPREGADOS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO DE FORTALEZA

  • Raimundo Wellington ARAÚJO PESSOA Banco do Nordeste do Brasil

Abstract

Este artigo analisa a identidade dos empregados em empresas do setor alimentício, identifica a focagem predominante nas empresas e associa a identidade com o perfil dos empregados. Trata-se de estudo exploratório e descritivo de caso, de natureza quantitativa, via survey, com aplicação de questionários. A identidade, medida através de uma série de variáveis, baseou-se num estudo em quatro empresas do Estado do Ceará em 2007, aplicando-se  questionário a 40 empregados. Com base nos resultados, pode-se dizer que, no geral, os empregados de empresas do setor alimentício, se identificam com as empresas em que trabalham e incorporam uma identidade voltada para os três tipos de focagem: na atividade, no modo de comportamento e no líder. Com base no V de Cramer e rho de Spearman, verificou-se uma baixa associação entre o perfil dos empregados, o clima interno, a imagem externa, a ideologia e a atividade realizada. Não houve associação entre o tipo de focagem e a atividade realizada. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Raimundo Wellington ARAÚJO PESSOA, Banco do Nordeste do Brasil
Raimundo Wellington Araújo Pessoa, Mestre em Administração de Empresas na Universidade Estadual do Ceará - UECE, Pesquisador Junior e Analista de Projetos no Banco do Nordeste do Brasil.
Published
2009-05-22
How to Cite
ARAÚJO PESSOA, R. W. (2009). ANÁLISE DA IDENTIDADE DOS EMPREGADOS DO SETOR DE ALIMENTAÇÃO DE FORTALEZA. Caderno De Administração, 17(1), 11-26. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/5047
Section
Articles