ENSAIO TEÓRICO SOBRE A VARIÁVEL AMBIENTAL COMO FATOR DE FORTE INFLUÊNCIA NAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
Abstract
O presente texto propõe, a partir de uma revisão bibliográfica, apontar o paradigma ambiental como forte variável de influência no contexto das organizações. Para tanto, postulamos, a uma breve revisão da evolução histórica da administração, tendo em vista as abordagens que passaram a considerar a influência de fatores externos no ambiente das organizações, notadamente a abordagem contingencial, a necessidade de remodelação da estratégia corporativa, no sentido de apresentar mudanças não superficiais e sim paradigmáticas, compreendendo sob essa perspectiva, as dimensões social, política, econômica, tecnológica, cultural, além da ambiental, propriamente dita. Dessa forma às organizações cabe a responsabilidade pela mudança imediata no sentido de implementar uma gestão ambiental que internalize essas questões oriundas do ambiente externo, dando respostas significativas ao ambiente através de suas estratégias, sobretudo uma evolução significativa de sua estrutura organizacional, sendo este um fator indispensável para a integração da dimensão ecológica no âmbito organizacional. Para tanto, as contribuições que julgamos pertinentes, encontradas na bibliografia em gestão ambiental na organização foram selecionadas e sistematizadas.Downloads
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Published
2008-09-19
How to Cite
Oliveira, E. C. de. (2008). ENSAIO TEÓRICO SOBRE A VARIÁVEL AMBIENTAL COMO FATOR DE FORTE INFLUÊNCIA NAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS. Caderno De Administração, 15(2), 49-57. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/5135
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