O ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO
Abstract
O tema engajamento tem se tornado relevante para o atingimento dos objetivos organizacionais por meio da melhoraria do desempenho dos colaboradores frente às tarefas diárias, além de manter um clima agradável entre as equipes. Contudo, também tem sido um grande desafio promover e manter o engajamento dos profissionais com as organizações. O objetivo consiste em analisar o ponto de vista dos colaboradores sobre o engajamento em uma cooperativa de crédito com abrangência de atuação nas regiões do Vale do Sinos e Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. A pesquisa classifica-se em descritiva, levantamento, quantitativa. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário aos 596 colaboradores da organização, e obteve-se o retorno de 101 respondentes no prazo determinado de coleta. Ainda, foram consultados documentos internos da cooperativa. Os principais resultados apontam que os colaboradores sentem orgulho em trabalhar na cooperativa, estão satisfeitos e consideram um ótimo lugar para trabalhar, e indicariam a empresa para um amigo trabalhar. Ainda, verificou-se que a maioria dos respondentes assinalaram a opção na qual se identificam com o propósito e valores organizacionais da cooperativa. Entretanto, os respondentes apontaram que o processo de comunicação e a prática de feedback necessitam de melhorias para estimular ainda mais o engajamento.
Downloads
References
COSTA, Daniel. Não existe gestão sem comunicação: como conectar endomarketing, liderança e engajamento. Porto Alegre, RS: Dublinense, 2014.
DULYE, Linda et al. Essential techniques for employee engagement: tips, tools and practical advice for building a committed workforce. London, UK: Melcrum Publishing, 2007. Disponível em:
ELOFY. Elogios. c2020. Disponível em:
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2019.
KARSAN, Rudy. Beyond employee engagement. Training Journal, London, p. 46-49, aug. 2011. Disponível em:
KOFMAN, Fred. Liderança e propósito: o novo líder e o real significado do sucesso. Rio de Janeiro, RJ: Harper Collins, 2018.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010.
MAYLETT, Tracy. Engajamento Magic: as cinco chaves para o engajamento de pessoas, líderes e organizações. São Paulo, SP: Ornitorrinco, 2019.
NETO, A. P. et al. A gestão de pessoas com foco no engajamento organizacional dos colaboradores de uma empresa bancária. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELENCIA EM GESTÃO, 9., 2013, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UFF, 2013. Disponível em:
OBREGON, S. et al. Engajamento no trabalho: uma análise das publicações da última década. Revista Espacios, v. 37, n. 24, p. 15. 2016. Disponível em:
PARODI, Karin. Engajamento: o grande desafio das organizações. Harvard Business Review Brasil. 2015. Disponível em:
RODRIGUEZ, C. V. O.; TOMEI, P. A.; SERRA, B. P. C. Alinhamento pessoa – organização (P-O fit) e engajamento: um estudo de caso. Revista Ibero- Americana de estratégia, São Paulo, v. 19, n. 1. p. 128-148. Jan./mar. 2020. Disponível em:
SCHAUFELI, Wilmar; DIJKSTRA, Pieternel; VAZQUEZ, Ana C. Engajamento no trabalho. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo, 2013.
SHERIDAN, Kevin. Construindo uma cultura magnética: como atrair e manter profissionais talentosos para criar uma força de trabalho engajada e produtiva. São Paulo: DVS Editora, 2013.
VAZZOLER, E. Resumo do Livro Engajamento do Colaborador 2.0 de Kevin Kruse. Endomarketing Tv, [2017?]. Disponível em:
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.