A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EXTENSÃO E OS DISCURSOS INSTITUCIONAIS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SANTA CATARINA
Abstract
Despite being one of the dimensions of the tripod of the university, extension is recurrently neglected. On the other hand, internationalization is given prominence since it can give the university 'prestige' in academic rankings. This study aimed to analyze how institutional documents from public universities in Santa Catarina contemplate the internationalization of extension. For this purpose, a descriptive study with a qualitative approach was carried out, using bibliographic and documentary research. Documents from the selected institutions related to extension and internationalization were analyzed through cross-coding using Atlas.ti software and based on Saldaña's (2013) methodology. An overview of how the institutional documents have treated the internationalization of the extension in Brazilian public universities was obtained. It was verified that there are attempts to establish a dialogue between the university extension and the internationalization of higher education. However, university extension does not usually have the same prominence in internationalization policies as teaching and graduate studies and research. It is suggested that field research be carried out in the universities whose documents were analyzed to identify whether the identified prescriptions go beyond the rhetoric.
Downloads
References
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016].
BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jun. 2014.
CES/CNE/MEC. Câmara de Educação Superior. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Resolução n.º 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n.º 13.005/2014 [...]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 jun. 2020.
DE WIT, H.; LEAL, F. G; UNANGST, L. Internationalization aimed at global social justice: Brazilian university initiatives to integrate refugees and displaced populations. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 567-590, jul./set. 2020.
FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus - AM, Maio 2012.
FURB. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Resolução nº 99/2019, de 29 de novembro de 2019. Regulamenta a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação no âmbito da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Blumenau, 2019.
FURB. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU. Resolução nº 24/2004, de 21 de maio de 2004. Institui e regulamenta a Política de Extensão da Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2004.
JON, J.; FRY, G. W. Study Abroad and engagement at the local and global levels: The stories behind the numbers. Journal of Studies in International Education, v. 25, n. 4, p. 407-424, 2021.
JONES, E. et al. Global social responsibility and the internationalisation of higher education for society. Journal of Studies in International Education, v. 25, n. 4, p. 330-347, 2021.
KNIGHT, J. Internationalization Remodeled: Definition, Approaches, and Rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5–31, mar. 2004.
KNOBEL, M. et al. Desenvolvimentos da internacionalização da educação superior no Brasil: da mobilidade acadêmica internacional à institucionalização do processo na universidade. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 672-693, jul./set. 2020.
LEAL, F. G.; MORAES, M. C. B.; OREGIONI, S. M. Hegemonia e contra-hegemonia no contexto da internacionalização da Educação Superior: critérios para uma análise crítica e reflexiva do campo. Integración y Conocimiento, v. 2, n. 7, p. 106–132, 2018.
LEAL, F. G. As bases epistemológicas dos discursos dominantes de internacionalização da educação superior no Brasil. Tese (Doutorado). 2020. Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Administração, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
LEAL, F. G.; SOUZA, S.; MORAES, M. C. B. Internacionalização e Extensão Universitárias em Diálogo: Estado do Conhecimento e Perspectivas Futuras. In: ENCONTRO DA ANPAD, XLV, 2021, On-line. Anais [...], on-line: 4-8 de out. de 2021. 2177-2576 versão online.
LEASK, B.; DE GAYARDON, A. Reimagining internationalization for society. Journal of studies in international education, v. 25, n. 4, p. 323-329, 2021.
MAILLARD, N. O gestor de relações acadêmicas internacionais no Brasil: práticas, papéis e desafios [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2019.
MORLEY, L. et al. Internationalisation and migrant academics: the hidden narratives of mobility. Higher Education, v. 76, n. 3, p. 537-554, 2018.
PDI FURB 2022-2026. Plano de Desenvolvimento Institucional da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Disponível em: https://www.furb.br/_upl/files/avaliacao_institucional/PDI%202022%20a%202026%20FURB.pdf?20220730152043 Acesso em: 13 ago. 2022.
PDI UFFS 2019-2023. Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/institucional/a_uffs/a_instituicao/plano_de_desenvolvimento_institucional/planos-anteriores. Acesso em: 13 ago. 2022.
PDI UFSC 2020-2024. Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Santa Catarina - 2020-2024. Disponível em: https://pdi.ufsc.br/o-pdi-2020-2024/. Acesso em: 13 ago. 2022.
PDI UDESC 2022-2026. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) UDESC. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/10767/PDI_aprovado_09_12_2021_1645034667188_10767.pdf. Acesso em: 13 ago. 2022.
PROEX/UFSC. Edital 4/2018/PROEX. Edital da Escola de Extensão para Cursos de Verão. Florianópolis, 2018.
PROLO, I. Pertinência do projeto universitário latino-americano para a internacionalização da educação superior: um estudo sobre a UNILA. Tese (Doutorado). 2020. Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2019.
ROSÁRIO, N. C. Integration of Social Engagement Into Internationalization Strategies: A Study About Brazilian Higher Education Institutions. Master’s thesis. 2021. Faculty of Business Management and Social Sciences, University of Applied Sciences, Osnabrück, 2021.
RUBIÃO, A. História da universidade: genealogia para um “Modelo Participativo”. Coimbra: Almedina, 2013.
SOUZA, S.; MORAES, M. C. B.; LEAL, F. G. Uma proposta de uso das 'lentes da prática' para reflexão sobre a extensão na internacionalização em uma universidade pública federal. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD, XI, 2022, On-line. Anais [...], on-line: 26-27 de maio de 2022.
TOMMASINO, H. et al. De la extensión a las prácticas integrales. In: UDELAR. Hacia la reforma universitaria. La extensión en la renovación de la enseñanza: espacios de formación integral. Montevideo: Rectorado UDELAR, 2010.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Conselho Universitário. Resolução nº 15/2019/CONSUNI, de 23 de abril de 2019. Institui e regulamenta a Política de Extensão Universitária da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Florianópolis: Conselho Universitário, 2019.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Conselho Universitário. Resolução nº 13/2021/CONSUNI, de 30 de novembro de 2021. Altera dispositivos da Resolução nº 15/2019/CONSUNI, que “Institui e regulamenta a Política de Extensão Universitária da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC”. Florianópolis: Conselho Universitário, 2021.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Câmara de Ensino de Graduação. Resolução nº 07/2022, de 26 de julho de 2022. Estabelece normas para a inclusão de carga horária de extensão universitária nos cursos de graduação nas modalidades presencial e em ensino a distância – EaD, da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Florianópolis: Câmara de Ensino de Graduação, 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Conselho Universitário. Resolução nº 23/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2019, de 7 de agosto de 2019. Aprova o Regulamento da Extensão e Cultura da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: Conselho Universitário, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Conselho Universitário. Resolução nº 93/CONSUNI/UFFS/2021, de 16 de dezembro de 2021. Aprova as diretrizes para a inserção de atividades de extensão e de cultura nos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: Conselho Universitário, 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Resolução n.º 105/CONSUNI/UFFS/2022, de 15 de julho de 2022. Aprova a Política de Internacionalização da Universidade Federal da Fronteira Sul. Chapecó: Conselho Universitário, 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Órgãos Deliberativos Centrais. Resolução Normativa nº 88/2016/CUn, de 25 de outubro de 2016. Dispõe sobre as normas que regulamentam as ações de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: Órgãos Deliberativos Centrais, 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Câmara de Graduação; Câmara de Extensão. Resolução Normativa nº 01/2020/CGRAD/CEx, de 03 de março de 2020. Dispõe sobre a inserção da Extensão nos currículos dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis: Câmara de Graduação, Câmara de Extensão, 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Plano Institucional de Internacionalização. 2018. Disponível em: https://novaprpg.paginas.ufsc.br/files/2019/02/PROPOSTA-DE-PLANO-INSTITUCIONAL-DE-INTERNACIONALIZAC%CC%A7A%CC%83O-Final-Aprovada.pdf. Acesso em: 13 ago. 2022.
WATABE, Y.; OTA, H. Developing a manageable system of internationalization indicators for universities in Asia. International Journal of Comparative Education and Development, 2021, v. 23, n. 2, p. 81-103.
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.