POSSIBILIDADES DE UMA APRENDIZAGEM EM AÇÃO EM EMPRESAS JUNIORES: O CASO DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Resumen

As empresas juniores são organizadas em diversos cursos das instituições de ensino superior inclinadas na promoção do desenvolvimento profissional mais qualificado dos estudantes durante a trajetória acadêmica. Elas exercem um papel colaborativo na aquisição de conhecimentos e habilidades por meio de um aprendizado que articula práticas reflexivas e em ação. Assim, este estudo busca analisar o quanto as empresas juniores dos cursos de Administração da UFPB influenciam na formação dos estudantes a partir da perspectiva de aprendizagem em ação. Empregou-se o uso de estudo de caso em três empresas juniores dos cursos de Administração ofertados em três campi da Universidade Federal da Paraíba. A análise foi estruturada por meio das seguintes categorias: Mudanças no comportamento em sala de aula; Tomadas de decisão e Reflexões na ação; Contribuições no processo formativo. Foi revelado que as empresas juniores são reconhecidas como ambientes vivos onde os estudantes podem aplicar teorias aprendidas em sala de aula em contextos empresariais reais, desenvolvendo, a partir de um aprendizado em ação, habilidades como liderança, trabalho em equipe e capacidade reflexiva para tomar decisões. Além disso, é um espaço que proporciona um direcionamento da construção de carreira para os estudantes, despertando sobre uma atuação profissional mais adequada aos requisitos esperados por um administrador.

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Biografía del autor/a

Thales Batista de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração (PPGA/UFPB)

Docente associado do PPGA/UFPB e do dcsa/ccae/ufpb

Shirley Santos do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Bacharela em Administração/Campus IV/UFPB

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Publicado
2025-07-09
Cómo citar
Batista de Lima, T., & Nascimento, S. S. do. (2025). POSSIBILIDADES DE UMA APRENDIZAGEM EM AÇÃO EM EMPRESAS JUNIORES: O CASO DE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. Caderno De Administração, 33(1), 154-176. https://doi.org/10.4025/cadadm.v33i1.72868
Sección
Artigos