VÍNCULOS ORGANIZACIONAIS EM UMA IES

  • Sérgio Augusto CORRÊA DE SOUZA Faculdade Novos Horizontes

Resumen

Este estudo teve por objetivo analisar “os vínculos” mantidos entre professores e uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular do estado de Minas Gerais. A pesquisa descreve o resultado de 11 fatores vinculares: identificação, sentimento de pertença, cooperação nas atividades, participação nas decisões, criação de inimigos, idealização da organização, reconhecimento e valorização dos indivíduos, solidariedade, integração entre os membros, crescimento e desenvolvimento pessoal, e autonomia. Associando tais vínculos a dados demográficos, apenas 3 apresentaram resultado significativo. Constatou-se que os docentes casados se sentem mais vinculados à IES no que se refere a cooperação nas atividades e idealização da organização. Terceira associação a dados ocupacionais apontou como elemento significativo desta pesquisa que os docentes que trabalham há menos de cinco anos apresentaram maior vínculo do que aqueles que estão há mais de cinco anos na instituição, avaliados com base no fator autonomia. O estudo de vínculo organizacional proposto neste trabalho refletiu o comprometimento dos docentes com a instituição, mostrando-se importante por uma série de quesitos que determinam o sucesso organizacional, dentre os quais se enquadram: avaliação das políticas estabelecidas, detecção dos possíveis problemas existentes, aplicação dos objetivos, melhora do desempenho e impacto, direta e indiretamente, nos resultados da organização.

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Biografía del autor/a

Sérgio Augusto CORRÊA DE SOUZA, Faculdade Novos Horizontes
Mestrando em Administração do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso da Faculdade Novos Horizontes.
Publicado
2010-06-10
Cómo citar
CORRÊA DE SOUZA, S. A. (2010). VÍNCULOS ORGANIZACIONAIS EM UMA IES. Caderno De Administração, 18(1), 67-79. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/11498
Sección
Artigos