A PERCEPÇÃO DA LÓGICA DA EFFECTUAL NA CONSTRUÇÃO DE EMPRESAS DE ECONOMIA CRIATIVA

  • Sabrina Giselle LEVINTON UEM
  • Laiza Fernanda dos Santos HOFMANN PPA/UEM

Resumen

Por trás de toda inovação encontra-se a criatividade. Esta alimenta a ideia de gerar algo novo possibilitando a transformação de produtos e serviços para a concepção de novos negócios. Um recente campo de estudos trata exatamente disto, a relação entre a criatividade e a economia. A chamada “economia criativa” preocupa-se com negócios que envolvem a questão artística e a propriedade intelectual para a geração de novos empreendimentos. Recente também é o estudo da lógica effectual, onde os negócios não se iniciam a partir de meios e objetivos específicos e pré-determinados, mas se constroem ao longo de um período de tempo juntamente com as aspirações dos fundadores do empreendimento e daqueles que com os quais estes interagem. O objetivo deste artigo é, portanto, descrever a percepção da lógica da effectual na construção de empresas de economia criativa por mulheres empreendedoras. Foram estudados quatro casos de mulheres empreendedoras em dois setores distintos: duas em moda e duas em gastronomia. Os resultados mostram que há muitas características da lógica effectual na condução destes empreendimentos criativos, no entanto um deles apresenta uma recente mudança de direção através da racionalização de estratégias para o crescimento de seu empreendimento.

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Biografía del autor/a

Sabrina Giselle LEVINTON, UEM
Mestrado em Administração - PPA-UEM
Laiza Fernanda dos Santos HOFMANN, PPA/UEM
Mestrado em Administração - PPA-UEM
Publicado
2013-12-20
Cómo citar
LEVINTON, S. G., & HOFMANN, L. F. dos S. (2013). A PERCEPÇÃO DA LÓGICA DA EFFECTUAL NA CONSTRUÇÃO DE EMPRESAS DE ECONOMIA CRIATIVA. Caderno De Administração, 21(2), 30-42. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/22809
Sección
Artigos