RECURSOS E PRÁTICAS NA GESTÃO REMOTA DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Resumo
A área administrativa das organizações procura por diferentes formas de se adaptar às modificações do ambiente, especialmente pela presença de novos fatores e recursos potenciais capazes de contribuir para maior flexibilidade, agilidade e produtividade. A Tecnologia da Informação (TI) oferece várias possibilidades e recursos para os processos de gestão e comunicação inerentes às necessidades e características presentes. Dessa forma, a gestão da Tecnologia da Informação é vista como primordial para que se consiga, com o trabalho e esforço dos gestores e profissionais da área, extrair o máximo de suas contribuições para geração de benefícios para a organização. O presente artigo tem por objetivo analisar os recursos e práticas adotadas na gestão remota de projetos realizada por equipes de desenvolvimento de serviços e produtos de informação. A pesquisa realizada assumiu caráter exploratório e foi realizada através de avaliação de elementos recolhidos de artigos científicos e livros relacionados ao tema de gestão remota, Buscou-se também levantar dados a partir de entrevistas semi-estruturas com dois gestores de projetos de TI que trabalham e gerem equipes remotas. Como resultado, foi possível identificar e analisar as práticas e recursos utilizados no processo de gestão remota, assim como as contribuições e dificuldades geradas neste modelo de gestão e concluir que as atuais tecnologias de informações são primordiais para um bom andamento de projetos distribuídos geograficamente. Identificou-se também a importância do gestor e da sua sensibilidade e habilidade na condução de situações próprias deste modelo de gestão.
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