E-MARKETPLACES: CRESCIMENTO DE VENDAS PARA OS E-COMMERCES

  • Nôga Simões de Arruda Corrêa da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Karin Borges Senra Universidade Estadual de Maringá
  • Gabriela Porfírio Jacomino Universidade Estadual de Maringá
  • Fernanda Guarnieri Universidade Estadual de Maringá
  • Larissa Ruiz Golemba de Britto Universidade Estadual de Maringá

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar o crescimento das vendas dos e-commerces nos e-marketplaces ao longo do tempo. Para tanto, a compreensão conceitual sobre e-marketplaces foi utilizada, de forma a conduzir a base teórica do estudo, envolvendo a sua eficácia no que diz respeito às vendas no comércio eletrônico. Foi realizado um estudo exploratório de caráter quantitativo, a partir da análise de dados secundários da empresa Software House (nome fictício), responsável pelo desenvolvimento da plataforma mhub (nome fictício), voltada para a integração e operação com e-marketplaces do Brasil. Os dados coletados correspondem às informações mensais de um período de 28 meses (2015-2017), referentes aos clientes (e-commerces) que possuem integração de seus produtos em diversos e-marketplaces. Notou-se que os e-marketplaces podem ser excelentes meios para que os e-commerces alcancem metas de vendas, pois estes oferecem os produtos alinhados aos mercados. Os mercados on-line podem atrair mais compradores para os produtos, pois trabalham com a publicação em mercado adequado, gerenciamento, acompanhamento das vendas, bem como traz ao produto uma maior exposição. Para tanto, os gestores de negócios e-commerce podem utilizar o e-marketplace em favor de bens compartilhados para ampliarem a participação de mercado de suas empresas. Argumenta-se, ainda, que esse desempenho pode ser devido à confiança e à credibilidade dos serviços oferecidos, que são reflexos da boa reputação no mercado físico, que é lembrada pelo consumidor no momento da compra on-line.

 

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Biografía del autor/a

Nôga Simões de Arruda Corrêa da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa Marketing e Cadeias Produtivas.

Karin Borges Senra, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa Marketing e Cadeias Produtivas.

Gabriela Porfírio Jacomino, Universidade Estadual de Maringá

Mestre do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa Marketing e Cadeias Produtivas.

Fernanda Guarnieri, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa Marketing e Cadeias Produtivas

Larissa Ruiz Golemba de Britto, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa Marketing e Cadeias Produtivas.

Publicado
2019-04-25
Cómo citar
Simões de Arruda Corrêa da Silva, N., Borges Senra, K., Porfírio Jacomino, G., Guarnieri, F., & Ruiz Golemba de Britto, L. (2019). E-MARKETPLACES: CRESCIMENTO DE VENDAS PARA OS E-COMMERCES. Caderno De Administração, 26(2), 21-40. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/43189
Sección
Artigos