A VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E SIMBÓLICA QUE SE TRAVESTE DE RISÍVEL:POP-MANAGEMENT DO AVESSO E GÊNERO COMO DISPOSITIVO DE PODER
Resumen
Este artigo teve como objetivo analisar as intencionalidades estratégicas e as condições sociais de produção dos discursos de uma literatura popular de autoajuda que se relaciona a um conhecimento de Administração, observando suas associações a construções históricas de gestão e de gênero. O estudo qualitativo consistiu na análise dos discursos presentes no livro “Técnicas de RH para selecionar e segurar marido”. O estudo contribui para o campo dos Estudos Organizacionais ao dar continuidade a questionamentos acerca de uma construção acrítica de conhecimento, que analisa como problemáticas as fórmulas prontas que banalizam os conhecimentos em gestão diante da complexidade de organizações e de vidas organizadas. A abordagem teórico-metodológica deste estudo é a análise francesa do discurso. Os principais resultados indicam que as intencionalidades dos discursos envolvem essencializações identitárias, se vinculando a performatividades de gênero que se vinculam a uma literatura popular de gestão que também se baseia em performatividades – repetições normativas – perigosas no sentido de desconsiderar, ao criar modelos de gestão, as próprias diversidades organizacionais e empresariais.
Descargas
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.