FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O CONSUMO DE PLATAFORMAS DE ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO: UM ESTUDO COM JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Resumen
A economia compartilhada é um tema recente da sociedade contemporânea, em que tem se observado um crescimento de organizações com este perfil e a atenção de investidores às empresas que surgem nesse segmento. A economia compartilhada pode ser considerada uma atividade de peer-to-peer com base na obtenção, concessão ou compartilhamento de acesso a bens e serviços, coordenada através de serviços comunitários online. Plataformas de diversos segmentos como Uber (transporte), Airbnb e CouchSurfing (Turismo e Hospitalidade), Zazcar e Zipcar (compartilhamento de carros), Coursera e Cinese (educação) são alguns dos exemplos que têm surgido nesse sentido. O objetivo do presente artigo é investigar quais são os fatores que contribuem para propensão de consumidores para participar de plataformas de economia compartilhada. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo, de caráter exploratório, com grupos de foco, empregando-se a análise de conteúdo como método de análise. Como resultado, concluiu-se que a economia de custos, a influência social e a confiança, e a idade e o estágio no ciclo de vida são os fatores que mais contribuem para o interesse em utilizar as plataformas de economia compartilhada, na visão dos participantes dos grupos de foco.
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