NÃO SÃO GIGANTES, SÃO MOINHOS DE VENTO: AS DESVENTURAS DOS/AS EMPREENDEDORES/AS EM TERRA BRASILIS

  • Janaynna de Moura Ferraz UFRN

Resumen

Trata-se de um ensaio crítico acerca do empreendedorismo. A exposição se vale de uma metáfora da obra Dom Quixote de Miguel de Cervantes para situar as condições materiais sobre as quais os/as empreendedores/as brasileiros/as estão postos. Discute-se, a partir do debate entre “oportunidade e necessidade”, como a ideologia atua ocultando, invertendo e naturalizando as relações de trabalho hodiernamente. Por fim, aponta-se a importância de investigar a prática empreendedora considerando as contradições das relações capitalistas de produção.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Janaynna de Moura Ferraz, UFRN

Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Administração (CEPEAD/UFMG), mestra em Administração (PROPADM/UFS) e bacharela em Administração (FANESE/SE). Atualmente é vice-diretora gestão 2018-2020 da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais. Vice-Coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia. Atua principalmente nos seguintes temas: ciência e ideologia, crítica da economia política, crítica à prática empreendedora, capitalismo brasileiro e estudos organizacionais.

Citas

CERVANTES, M. D. Quixote de La Mancha. Ebooks Brasil: 2005. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eb00008a.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.

GEM (Global Entrepreneurship Monitor). GEM Brasil 2018 (Sebrae e IBQP). Disponível https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/02/GEM-2018-Apresentação-SEBRAE-Final-slide.pdf. Acesso em 11 maio 2010

Publicado
2020-06-05
Cómo citar
de Moura Ferraz, J. (2020). NÃO SÃO GIGANTES, SÃO MOINHOS DE VENTO: AS DESVENTURAS DOS/AS EMPREENDEDORES/AS EM TERRA BRASILIS. Caderno De Administração, 28, 76-81. https://doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53675
Sección
A Organização do Trabalho em Tempos de Reestruturação