A NORMALIDADE DA DESIGUALDADE SOCIAL E DA EXCLUSÃO EDUCACIONAL NO BRASIL

  • Iracema Santos do Nascimento Universidade de São Paulo
  • Patrícia Cerqueira dos Santos PUC-SP

Resumen

A implantação do ensino remoto, proposto pelas secretarias estaduais e municipais de educação, está sendo eficaz para o cumprimento do calendário escolar em meio ao distanciamento em tempos de COVID-19? Dentro de um cenário histórico de desigualdade social, que vai desde à falta de estrutura física nas residências, até às diferenças de acesso devido a marcadores como gênero e raça, dentre outros, infere-se que este instrumento com vistas à equidade de acesso ao ensino, não garante a equidade de aprendizado dos alunos, já que todos não compartilham das mesmas condições socio-econômico-culturais, algo que tornou-se uma normalidade excludente e macabra. Se não cabe às redes de ensino e às escolas resolverem problemas estruturais da sociedade brasileira, tampouco podem também ignorá-los. Caso contrário, qualquer proposta de educação imposta verticalmente nesse momento só vai acentuar as desigualdades sociais e educacionais já existentes.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Iracema Santos do Nascimento, Universidade de São Paulo

Professora doutora na FEUSP (Faculdade de Educação da USP), desde agosto de 2017. Doutora pela FEUSP, com pesquisa sobre gestão pedagógica, estrutura e administração escolar e ensino de leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi Coordenadora Executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, onde atuou de 2005 a 2014, coordenando diversos projetos e estudos na área de políticas públicas educacionais, em temas como financiamento educacional, custo aluno-qualidade, qualidade da educação, participação e gestão democrática e exclusão escolar. É co-coordenadora do Grupo de Trabalho Gestão Escolar: desafio prático / epistemológico, da RIEAS (Rede Interdisciplinar e Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social). Integrou a Comissão Científica do I Colóquio Nacional em Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social realizado pela RIEAS em Mossoró (RN), em junho de 2018. Integra o GEPAE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar), é membro da REPU (Rede Escola Pública Universidade), onde participa da pesquisa ?Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)? e é pesquisadora associada do CEAUP (Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto). Trabalhou na Ação Educativa (2002 a 2004), Fundação Abrinq (2002), Cenpec (1999-2001) e Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (1994-1999). Como voluntária, foi assistente do Departamento de Programas Internacionais da ONG War on Want (Londres, 2004-2005), coordenadora geral da ABVP (Associação Brasileira de Vídeo Popular) de 1997 a 2002 e coordenadora da Comissão Pastoral da Terra de Bauru (1992-1993). É membro do Conselho Consultivo da Aliança pela Infância desde 2010.

Patrícia Cerqueira dos Santos, PUC-SP

Possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006); Especialização em História pela mesma instituição (2001); Licenciatura em História pela Universidade Ibirapuera (1997); Complementação Pedagógica pela Universidade Nove de Julho (2012). Trabalhou para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Professora de Educação Básica II - Efetiva de 1993 a 2015). Trabalhou na rede particular de ensino - Colégio 8 de Maio (1999-2000) e Colégio União Brasileira (1999-2005). Atualmente trabalha para a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (Professora de Educação Básica - História - Efetiva). Membro da Diretoria ANPUH-SEÇÃO SÃO PAULO, onde tem participado na organização das Oficinas de Ensino da História e Jornadas do Ensino de História. Experiência na área de Ensino de História, com ênfase em História da África e das Culturas Africanas e Afrobrasileira; História e Cultura dos Povos Indígenas no Brasil e Formação Docente.

Citas

.

Publicado
2020-06-05
Cómo citar
Santos do Nascimento, I., & Cerqueira dos Santos, P. (2020). A NORMALIDADE DA DESIGUALDADE SOCIAL E DA EXCLUSÃO EDUCACIONAL NO BRASIL. Caderno De Administração, 28, 122-130. https://doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53834
Sección
Instituições, Coletivos e Vida Pessoal