GESTÃO DE INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS OFICIAIS: ESPECIFICAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE UMA UNIDADE ADMINISTRATIVA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

  • Dorival José Batista UEM
  • Álvaro José Periotto UEM
Palavras-chave: Administração Pública, Sistemas de Informações Corporativos, Tabela de Temporalidade de Documentos

Resumo

O novo paradigma tecnológico, que propõe novas técnicas de organização, determina maior atenção aos processos geradores de produtos e serviços. Nesse contexto, a informação e suas formas de veiculação, a tecnologia de suporte e a gestão de processos afetos assumem a pauta das discussões nos diferentes segmentos e organizações. Mesmo na presença de um aparato tecnológico, as dificuldades para localização e pesquisa, a falta de informação sobre a vigência do documento ou a inexistência de indicações de relacionamentos com outros documentos são alguns dos problemas da gestão de informações e documentos que afligem usuários e responsáveis pelos processos. O presente trabalho trata dessas e outras questões relacionadas com as necessidades de armazenamento e recuperação de documentos, pautando-se por parâmetros de normatização definidos pelo Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ - e pelo Departamento Estadual de Arquivo Público - DEAP - para o Código de Classificação de Documentos, Tabela de Temporalidade e Destinação. Com resultado prático de um estudo desenvolvido junto a uma unidade administrativa da Universidade Estadual de Maringá, estabeleceu-se um conjunto de requisitos essenciais e especificação de uma solução de software para operação em ambiente Web, visando atender as necessidades de armazenamento e recuperação de documentos gerados pelos órgãos na Instituição. Em sua proposta, a solução busca atender à eliminação de redundâncias, criação de inter-relacionamentos entre documentos e múltiplas formas de localização e pesquisa, entre outras características que contribuem para maior eficiência da gestão de documentos. Os resultados mostraram um efetivo instrumental de suporte, adiantando-se à imprescindível implantação de um Sistema de Gestão de Documentos na Universidade Estadual de Maringá.

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Biografia do Autor

Dorival José Batista, UEM
Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá (1983).
Álvaro José Periotto, UEM
Possui graduação em Ciência da Computação pela USP-São Carlos (1978), mestrado em Otimização e Pesquisa Operacional pela UNICAMP (1983) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE-UFRJ (1992). Foi Diretor de Gestão de Pesquisa da Universidade do Oeste Paulista. É professor da Universidade Estadual de Maringá desde 1979, onde atua na classe de professor Titular desde 1994. Dedica-se ao ensino e pesquisa da Tecnologia da Informação na área de Administração, avaliação institucional (CPA) e atividades de extensão junto ao Núcleo Local da Unitrabalho e Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração do consórcio UEM-UEL (2007-2010) e atualmente é o chefe do Departamento de Administração. Tem experiência nas áreas de Administração e Computação, com interesse principalmente sobre os seguintes temas: Sistemas de Informações nas Organizações, Planejamento e Gestão da Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação tecnológica
Publicado
2010-01-22
Como Citar
Batista, D. J., & Periotto, Álvaro J. (2010). GESTÃO DE INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS OFICIAIS: ESPECIFICAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE UMA UNIDADE ADMINISTRATIVA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. Caderno De Administração, 17(2), 70-83. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/12812
Seção
Artigos