PERFIL DA GERAÇÃO Y QUE TRABALHA NO COMÉRCIO DA CIDADE DE MARINGÁ
Resumo
Esse trabalho tomou por objetivo o estudo do perfil da geração Y na cidade de Maringá. A Geração Y é aqui caracterizada pelos indivíduos nascidos entre 1980 e 1990, identificada também por outras denominações como Geração Internet ou filhos do milênio. Independente do nome, a geração Y é formada por filhos dos Baby Boomers e é a primeira geração que já nasceu usando a internet. A pesquisa é exploratória/descritivo, cujos dados primários foram coletados por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. Após a análise dos dados, concluiu-se que essa geração surgiu numa época de profundas e significantes transformações, que os tornaram impacientes, indecisos, brilhantemente flexíveis e pragmáticos, tornando essa geração de jovens mais plurais que já existiu até os dias de hoje. As características se chocam com as características das outras gerações, que tem como valores primários comprometimento e respeito à hierarquia, enquanto a geração Y, além de estar sempre questionando seu desenvolvimento por meio de feedbacks, acredita que o equilíbrio organizacional está na tarefa, não na hierarquia.
Downloads
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de publicação à revista Caderno de Administração. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.