INTENÇÃO EMPREENDEDORA COM SUSTENTABILIDADE: MODA OU TENDÊNCIA?

  • Camila Borges Fialho Universidade Federal de Santa Maria
  • Andrieli de Fátima Paz Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Julia Pegoraro Gai Universidade Federal de Santa Maria

Abstract

O conceito de empreendedorismo sustentável tem sido um tema muito debatido e de grande importância na literatura acadêmica. Hockerts e Wüstenhagen (2010) definem a intenção empreendedora dos novos negócios como a criação de empreendimentos que combinam, ao mesmo tempo, a geração de valor econômico, social e ambiental. Dessa maneira, este estudo buscou analisar a relação entre a intenção empreendedora e a preocupação com a sustentabilidade dos novos negócios em discentes de Administração de uma IES privada. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e quantitativa, de natureza aplicada. Para a coleta de dados, utilizaram-se questionários; os dados foram tabulados no Excel e realizaram-se as análises estatísticas descritivas pelo software SPSS v.21. Como principais resultados, destaca-se que os discentes indicam possuir interesse em abrir o próprio negócio e verificou-se que os futuros empreendedores estão mais comprometidos com a dimensão social, seguidos da dimensão ambiental e, por último, a econômica. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camila Borges Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria

Andrieli de Fátima Paz Nunes, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria
Maria Julia Pegoraro Gai, Universidade Federal de Santa Maria
Mestranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria
Published
2019-04-25
How to Cite
Fialho, C. B., Nunes, A. de F. P., & Gai, M. J. P. (2019). INTENÇÃO EMPREENDEDORA COM SUSTENTABILIDADE: MODA OU TENDÊNCIA?. Caderno De Administração, 26(2), 41-56. Retrieved from https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/37964
Section
Articles