CONTRIBUIÇÃO DO PONTO DE EQUILÍBRIO NO PROCESSO DECISÓRIO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR

  • Letiane Hilario Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ângela Rozane Leal de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Letícia de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Custos. Terceiro Setor. Ponto de Equilíbrio. Análise Custo/Volume/Lucro.

Resumo

O terceiro setor trata de questões voltadas ao bem-estar social, remediando lacunas da sociedade não abrangidas pelos setores público ou privado e, nesta conjectura, entende-se a Associação Patas Dadas como uma organização engajada em combater o desamparo animal. Frente à relevância dos serviços prestados pela entidade, este estudo analisa  o ponto de equilíbrio contábil da Associação Patas Dadas. Haja vista que a entidade não visa o lucro, o objetivo deste estudo compreende identificar o ponto de equivalência financeira da instituição, na qual não implicaria em superávit ou déficit. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa é classificada como um estudo de caso qualitativo e descritivo, sendo utilizadas técnicas de observação, bem como consultas aos sistemas de controle fornecidos pela entidade. Os resultados obtidos demonstraram que a entidade operou em déficit nos anos de 2015 e 2016 e, para atingir o ponto de equilíbrio, entende-se que é necessário minimizar seus custos variáveis ou ampliar suas arrecadações. Sendo assim, averiguou-se que, devido às facilidades do uso da internet e às repercussões positivas que esta provoca, potencializa a arrecadação da entidade por meio de doações via internet, as chamadas vaquinhas online, mostra-se uma solução viável para a desigualdade econômica da Associação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letiane Hilario Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduação em Ciências Contábeis
Ângela Rozane Leal de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Atualmente é professora, com dedicação exclusiva, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS (Brasil) atuando como docente na Graduação em Ciências Contábeis e na pós-graduação em Agronegócios da UFRGS e no PPGCONT-UFRGS Mestrado Acadêmico em Controladoria e Contabilidade. Tem experiência na área contábil, financeira e de custos, desde 1991, atuando principalmente nos seguintes temas: controladoria, contabilidade e custos. Possui Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2014); Mestrado em Ciências Contábeis na UNISINOS (concluído em 2007). Especialização em Controladoria de Gestão pela UFRGS (2003) e em Administração de Recursos Humanos pela FDRH (1993). Graduação em Ciências Contábeis (1990).

 
Letícia de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2001), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2004) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, Administração Financeira, Avaliação de projetos de investimentos, Ciências Contábeis, Controladoria, Gestão de Custos e Agronegócios.
Publicado
2018-10-29
Como Citar
Oliveira, L. H., Souza, Ângela R. L. de, & Oliveira, L. de. (2018). CONTRIBUIÇÃO DO PONTO DE EQUILÍBRIO NO PROCESSO DECISÓRIO DE UMA ENTIDADE DO TERCEIRO SETOR. Caderno De Administração, 26(1), 74-97. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/38006
Seção
Artigos