DEMOCRACIA EM PERIGO

  • Eugene Enriquez Professor emérito em Sociologia, Université Paris VII
Palavras-chave: Democracia, Governo, Regimes Autoritários, Poder, Psiquismo

Resumo

No início de nosso século, uma constatação se impunha: a democracia estava triunfando no mundo. O império autoritário soviético havia entrado em colapso e restavam apenas alguns países autoritários no Oriente Médio ou no Extremo Oriente. Após vinte anos, esse diagnóstico não tem mais razão de ser. Vemos cada vez mais países governados por líderes autoritários, seja na Europa ou nos outros continentes. Essa evolução é o resultado de vários fatores complexos. No entanto, existem vários autores e politólogos que se referem apenas à nosologia psiquiátrica para tentar explicar o surgimento de regimes autoritários, mesmo paranóides. O objetivo deste texto é mostrar a inutilidade dessa questão e oferecer alguns elementos para tentar explicar esse declínio da democracia no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eugene Enriquez, Professor emérito em Sociologia, Université Paris VII

Doutorado de Estado em Sociologia, graduação em Psicologia, Sociologia, Direito, Antropologia e Economia. Professor emérito em Sociologia, Université Paris VII, autor de vários artigos e diversos livros, alguns traduzidos em português. Membro do CIRFIP (Centre Internationale de Recherche e Formation en Psychosociologie).

Referências

.

Publicado
2020-06-04
Como Citar
Enriquez, E. (2020). DEMOCRACIA EM PERIGO. Caderno De Administração, 28, 13-16. https://doi.org/10.4025/cadadm.v28i0.53758
Seção
Imaginário Social e Políticas Públicas em Desconstrução