A NECESSÁRIA AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL: MEDIDA CERTA À AVALIAÇÃO DE GESTORES

  • Mayla Cristina COSTA Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Klondy Lúcia DE OLIVEIRA AGRA Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON
Palavras-chave: Clima Organizacional. Tecnologia Empresarial. Ferramentas de Avaliação.

Resumo

Com a exigência da sociedade por produtos e serviços de qualidade, as organizações exigem de seus clientes internos maiores especializações, mais conhecimento sobre comunicação e habilidades de comunicar-se, criatividade e força de trabalho. Essas exigências têm por objetivo agregarem as suas marcas, competência e diferencial nesse concorrente mercado. O objetivo da pesquisa que originou este artigo foi monitorar o clima de empresas para, a partir da análise, comparar seus resultados e verificar através da triangulação de dados, se o processo de avaliação do clima organizacional também retrata a competência de seus gestores. Para dar conta desse objetivo, verificamos o clima organizacional de quatro empresas diferentes, com oferta de produtos e serviços, em distintas regiões do Brasil: norte (Porto Velho-RO) e sul (Curitiba-Paraná). Comprovamos com este estudo que, a mesma pesquisa que nos demonstra a realidade da empresa através do clima organizacional, nos aponta, também, a competência dos gestores dessas empresas, a capacidade desse gestor para a solução de problemas, seu nível de consciência, sua empatia e sua comunicação, fazendo da necessária avaliação do clima organizacional, também, uma eficiente e estratégica ferramenta de avaliação de seus gestores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayla Cristina COSTA, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Economista, graduada pela Universidade Federal de Viçosa (2001), mestre em Controladoria e Contabilidade Universidade de São Paulo (2004), doutoranda em Administração Universidade Positivo. É professor assistente do Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do Centro Universitário Franciscano do Paraná (UNIFAE). Experiência em auditoria e consultoria contábil. Áreas de interesse: Teoria Institucional, Controladoria e Finanças Públicas.
Klondy Lúcia DE OLIVEIRA AGRA, Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON
Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Rondônia (2004), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), graduação em Letras Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (1996), graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Pará (1983) e graduação em Pedagogia - Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (1977). Atualmente é professora titular de Língua Inglesa e Comunicação Empresarial da Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON.Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semântica e Pragmática, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução - sentido - língua e cultura; multiculturalismo; mídia - televisão; preservação - cultura e desenvolvimento sustentável - discurso colonizador- educação - educação inclusiva - educação multicultural - formação do professor.
Publicado
2009-05-22
Como Citar
COSTA, M. C., & DE OLIVEIRA AGRA, K. L. (2009). A NECESSÁRIA AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL: MEDIDA CERTA À AVALIAÇÃO DE GESTORES. Caderno De Administração, 17(1), 27-33. Recuperado de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/6362
Seção
Artigos