PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO SETOR BANCÁRIO: ESTUDO DE CASOS SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES

Resumen

O objetivo deste estudo é conhecer a percepção dos clientes sobre as práticas de responsabilidade social, que os bancos apresentam em seus relatórios de sustentabilidade. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, utilizando o método de estudo de múltiplos casos. Foram analisados os relatórios de sustentabilidade modelo GRI (Global Reporting Initiative) dos bancos escolhidos do ano 2017, dados secundários como ranking de reclamações do PROCON, BACEN e realizado entrevistas, por meio de roteiros de questões semiestruturados. O resultado evidencia que os bancos necessitam aprofundar o conhecimento sobre seus clientes para então investir em ações de responsabilidade social, que realmente façam diferença para eles. Como contribuição teórica, a pesquisa analisa a percepção dos clientes, em relação às ações de responsabilidade social dos bancos, evidenciando o grau de dissonância entre o formal, o institucional e as práticas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade Social. Bancos. Percepção. Clientes.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

ALVES, C. A. M.; MACHADO, C. A. P., Fº & LIMA, G. A. S. F. Responsabilidade Social Corporativa e Reclamações Pertinentes às Ouvidorias: um estudo considerando o porte e o tipo de controle de bancos no Brasil. Anais do Simpósio Internacional de Gestão de Projetos – SINGEP e Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade – S2IS, São Paulo, SP, Brasil, 2, 1, 2013.
AMOAH-MENSAH. Smes Growth and Corporate Social Responsibility. Arabian Journal of Business and Management Review, v. 5, n. 9, pp. 1-18, 2016.
BACEN. Banco Central do Brasil. IF.data – Dados selecionados de instituições financeiras. 2018. Recuperado de: https://www3.bcb.gov.br/ifdata/. Acesso em 19 maio 2019.
BALACHANDRAN, V.; SARANYA, S. CSR Activities in Selected Banks: a study. Pezzottaite Journals, v. 3, n. 3, pp. 1131-1137, 2014.
BANCO BRADESCO. Relatório Integrado ano 2017. Recuperado de: https://www.bradescori.com.br/siteBradescoRI/uploads/file/Bradesco%20Relat%C3%B3rio%20Integrado%202017_Portugu%C3%AAs.pdf. Acesso em: 19 maio 2019.
BANCO DO BRASIL. Relatório Anual ano 2017. Recuperado de: https://www.bb.com.br/docs/pub/siteEsp/ri/pt/dce/dwn/relan2017.pdf. Acesso em: 19 maio 2019.
BANCO ITAÚ. Relatório Anual Consolidado ano 2017. Recuperado de: https://www.itau.com.br/_arquivosestaticos/RI/pdf/pt/Itau_RAC_2017_port.pdf#page=356. Acesso em 19 maio 2019.
BANCO SANTANDER. Relatório de Sustentabilidade ano 2017. Recuperado de: https://www.santander.com/csgs/Satellite/CFWCSancomQP01/pt_PT/pdf/LIBRO_SOSTENIBILIDAD_2017_BRA.pdf. Acesso em 19 maio 2019.
BARAIBAR-DIEZ, E.; SOTORRÍO, L. L. O Efeito Mediador da Transparência na Relação entre Responsabilidade Social Corporativa e Reputação Corporativa. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 20, n. 01, pp. 05-21, 2018. http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v20i1.3600.
BARAKAT, S. R.; BOAVENTURA, J. M. G.; POLO, E. F. Alinhamento Estratégico da Responsabilidade Social Corporativa: um estudo de caso no setor bancário brasileiro. REAd, Porto Alegre, v. 23, n. 1, pp. 206-233, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.076.55866.
BENETOLI, R. S.; DAIUTO, P. R. O Estresse no Trabalho: uma breve análise em bancários. Revista Uningá Review, v. 28, n. 3, pp. 185-193, 2016.
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Relatório de Sustentabilidade Caixa ano 2017. Recuperado de: http://www.caixa.gov.br/Downloads/caixa-relatorio-sustentabilidade/Relatorio_de_Sustentabilidade_Caixa_2017.pdf. Acesso em: 19 maio 2019.
CARDOSO, V. I. C.; HOLANDA, A. P.; OLIVEIRA, J. D. de; LUCA, M. M. M. de. Investimentos em responsabilidade social corporativa e criação de valor nos maiores bancos brasileiros. Registro Contábil –ReCont, v. 4, n. 2, pp. 90-104, 2013.
CARROLL, A. Three-dimensional Conceptual Model of Corporate Performance. Academy of Management Review, v. 4, n. 4, pp. 497-505, 1979. http://dx.doi.org/10.5465/amr.1979.4498296.
CHIU, S-C.; SHARFMAN, M. Corporate Social Irresponsibility and Executive Succession: An Empirical Examination. Journal of Business Ethics, v. 149, n 3, pp. 707-723, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/s10551-016-3089-7.
CHOCHOLÁKOVÁ, A.; GABCOVÁ, L.; BELÁS, J.; SIPKO, J. Bank Customers’ Satisfaction, Customers’ Loyalty and Additional Purchases of Banking Products and Services: a case study from the Czech Republic. Economics and Sociology, v. 8, n. 3, pp. 82-94, 2015. http://dx.doi.org/10.14254/2071-789X.2015/8-3/6.
COSTA, F. J.; CARVALHO, D. L.; PACHECO, J. M. R. Efeitos de Apelos de Responsabilidade Socioambiental e de Interesse do Consumidor: uma análise no setor bancário. REAd-Revista Eletrônica de Administração, v. 23, n.1, pp. 179-205, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1413-2311.09716.63814.
CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Campinas: Pensa, 2014.
EISENHARDT, K. M. Building Theories from Case Study Research. The Academy of Management Review, v. 14, n. 4, pp. 532-550, 1989.
ETHOS. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Indicadores para Negócios Sustentáveis e Responsáveis ETHOS ano 2015. Recuperado de: http://www3.ethos.org.br/conteudo/iniciativas/indicadores/. Acesso em: 18 abr. 2016.
FATMA, M.; RAHMAN, Z. Building a corporate identity using corporate social responsibility: a website-based study of Indian banks. Social Responsibility Journal, v. 10, n. 4, pp. 591-601, 2014. http://dx.doi.org/10.1108 / SRJ-01-2013-0002.
FEBRABAN. Federação Brasileira de Bancos. Relatório anual do ano 2016. Recuperado de: https://relatorioanual2016.febraban.org.br/pt/index.htm. Acesso em 29 maio 2018.
FEBRABAN. Federação Brasileira de Bancos. Relatório anual do ano 2017. Recuperado de: https://relatorioanual2017.febraban.org.br/pt/a-febraban.html. Acesso em 18 maio 2019.
FEITOSA, M. J. S.; SOUZA, N. M. O.; SANTOS, R. S.; FIRMO, L. A. Estágio de Desenvolvimento da Responsabilidade Social Empresarial no Setor Bancário: um estudo em uma agência do Banco do Brasil. Revista Metropolitana de Sustentabilidade - RMS, São Paulo, v. 4, n. 3, pp. 15-27, 2014.
FERNÁNDEZ, L. V.; JARA-BERTIN, M.; PINEAUR, F. V. Prácticas de Responsabilidad Social, Reputación Corporativa y Desempeño Financiero. RAE, São Paulo, v. 55, n. 3, pp. 329-344, 2015.
FREGUETE, L. M.; NOSSA, V.; FUNCHAL, B. Responsabilidade Social Corporativa e Desempenho Financeiro das Empresas Brasileiras na Crise de 2008. RAC, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, art. 4, 232-248, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac10151873.
GATSI, J. G.; ANIPA, C. A. A.; GADZO, S. G.; AMEYIBOR, J. Corportate Social Responsibility, Risk Factor and Financial Perfamance of Listed Firms in Ghana. Journal of Applied Finance & Banking, v. 6, n. 2, pp. 21-38, 2016.
GEBBA, T. R. Corporate Governance Mechanisms Adopted by UAE National Commercial Banks. Journal of Applied Finance & Banking, v. 5, n. 5, pp. 23-61, 2015.
GOMES, J. A.; SOUSA, J. L. R.; ABREU, C. B.; SOUSA, J. M., Fº. Comportamento de Responsabilidade Social Empresarial: análise dos projetos realizados no varejo supermercadista brasileiro. Revista de Gestão Social e Ambiental – RGSA, São Paulo, v. 9, n, 2, pp. 23-37, 2015. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa. v9i2.1046.
GOUVÊA, M. A.; MASANO, A. C. R.; MANTOVANI, D. M. N. Avaliação de Serviços Bancários no Segmento de Alta Renda na Cidade de São Paulo. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 10, n.1, pp. 60-84, 2017. http://dx.doi.org/10.5902/1983465910422.
HARSOLEKAR, D. D.; TATUSKAR, S. An Empirical Analysis of Customer Satisfaction of Indian Public Sector Banks. A Management Journal, v. 5, n. 2, pp. 56-70, 2014.
JAIN, A.; KENELEY, M.; THOMSON, D. Bank Reputation in Australia: a view from the inside. The Finsia Journal of Applied Finance, v. 2, pp. 31-36, 2014.
KANT, R.; JAISWAL, D.; MISHRA, S. The Investigation of Service Quality Dimensions, Customer Satisfaction and Corporate Image in Indian Public Sector Banks: An Application of Structural Equation Model (SEM). Vision, v. 21, n. 1, pp. 76-85, 2017.
KAUR, N. Customer Relationship Management in Indian Banking Sector. BVIMR Management Edge, v. 6, n. 1, pp. 33-43, 2013.
KAUR, S.; BHASKARAN, R. Corporate Social Responsibility Disclosure Practices of Public and Private Sector Banks in India: A Comparative Analysis. The CP Journal of Management Research, v. 14, n. 2, pp. 25-38, 2015.
KHAN, S.; BAIG, N.; AWAN, A. W.; ULLAH, M. I. Do Corporate Social Responsibility Initiatives Favorable for Banks? Customer’s Perceptions. Business and Economic Research, v. 4, n. 1, pp. 230-247, 2014. http://dx.doi.org/10.5296/ber. v4i1.5266.
KUZMA, E. L.; SILVA, A. Q. Responsabilidade Social Corporativa no Setor Bancário: um estudo comparativo. Sistemas & Gestão Revista Eletrônica, v. 13, n. 1, pp. 45-54, 2018. http://dx.doi.org/10.20985/1980-5160. 2018.v13n1.1132.
MACIEL, H. M.; MACIEL, W. M. Análise da Inadimplência Bancária: Um Estudo de Caso da Região Metropolitana de Fortaleza. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 3, pp. 12-23, 2017. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v11i3.867.
MADRUGA, S. R. Estágio de Maturidade da Responsabilidade Social Corporativa e o Desempenho Econômico-Financeiro: Um estudo em Empresas Brasileiras. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Recuperado de: https://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=12&Itemid=77&lang=pt-br&filtro=Madruga.
MAMUN, A.; SOHOG, K.; AKHTER, A. A Dynamic Panel Analysis of the Financial Determinants of CSR in Bangladeshi Banking Industry. Asian Economic and Financial Review, v. 3, n. 5, pp. 560-578, 2013.
MENDES, B. F.; ANJOS NETO, M. R.; DA COSTA, M. F.; COSTA, C. S. R. Estratégias de Relacionamento no Segmento Bancário: um estudo com um banco do nordeste do brasil e seus clientes de micro e pequenas empresas. REA-Revista Eletrônica de Administração, v. 16, n. 2, pp. 367-386, 2017.
MORAES, P. B.; CLARO, J. A. C. S. Responsabilidade Social no Setor Bancário Brasileiro: imagem junto ao mercado. Estudos, Goiania, v. 40, n. 1, pp. 107-119, 2013.
NITESCU, D. C. Banking Business and Social Media – A Strategic Partnership. Theoretical and Applied Economics, v. 22, n. 4, pp. 121-132, 2015.
OCASIO, W.; RADOYNOVSKA, N. Strategy and Commitments to Institutional Logics: organizational heterogeneity in business models and Governance. Strategic Organization, v.14, n. 4, pp. 287-309, 2016. http://dx.doi.org/10.1177/1476127015625040.
OFORI, D. F.; NYUUR, R. B.; S-DARKO, D. Corporate Social Responsibility and Financial Performance: Fact or fiction? A look at Ghanaian banks. Acta Commercii, v. 14, n. 1, pp. 1-11, 2014. http://dx.doi.org/10.4102 / AC. V14I1.180.
PÉREZ, A.; BOSQUE, I. R. del. Customer responses to the CSR of banking companies. Journal of Product & Brand Management, n. 24, n. 5, pp. 481-493, 2015a. http://dx.doi.org/10.1108 / JPBM-12-2014-0759.
PÉREZ, A.; BOSQUE, I. R. del. Customer values and CSR image in the banking industry. Journal of financial services marketing, v. 20, n. 1, pp. 46-61, 2015b. http://dx.doi.org/10.1057 / fsm.2014.30.
PESQUEUX, Y; VASCONCELOS, I. F. G.; MORAES, E. A. O Paradoxo do Discurso da Responsabilidade Social da Empresa: Modismo ou Análise Consistente da Atualidade? ResearchGate, v. 1-14, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/43437839. Acesso em: 17 jul. 2016.
PLETSCH, C. S.; SILVA, A.; HEIN, N. Responsabilidade Social e Desempenho Econômico-Financeiro das Empresas Listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE. Revista de Gestão Social e Ambiental - RGSA, São Paulo, v. 9, n. 2, pp. 53-69, 2015. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa. v9i2.1018.
POLYCHRONIDOU, P.; MASTICIDOU, S.; KARASAVVOGLOU, A.; TSOURGIANNIS, L. An Empirical Research for the Approach and Understanding of Corporate Social Responsibility in the Greek Banking Sector. Ekonomske Teme, v. 51, n. 4, pp. 645-656, 2013.
PROCON. Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Ranking Fundação Procon SP ano 2018. Recuperado de: http://www.procon.sp.gov.br/pdf/ranking_fundacao_procon_sp_2018.pdf. Acesso em: 19 maio 2019.
PROCON. Programa de Proteção e Defesa do Consumidor. Código de Defesa do Consumidor Bancário – Resolução 2.878 de 26/07/2001. Recuperado de: http://www.procon.mt.gov.br/pdf/RES28782001.pdf. Acesso em: 27 nov. 2016.
RODRIGUES, M. O. A. A Concessão de Crédito no Brasil e a Interpretação dos Contratos Bancários pelo Superior Tribunal de Justiça. Revista Direito e Liberdade, v. 20, n. 1, pp. 87-112, 2018.
ROSALES, D. C.; RASCON, O. C. A.; ARROYO, J. A. M.; JIMÉNEZ, M. A. V. Medicion Objetiva de la Responsabilidad Social Empresarial. Global Conference on Business and Finance Proceedings, v. 10, n. 2, pp. 845-857, 2015.
ROSINI, A. M.; FORESTO, A. M.; PALMISANO, A. Integração Tecnológica e Governança Corporativa: relato técnico da aquisição entre dois bancos privados. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), v. 13, n. 2, pp. 112-123, 2015. http://dx.doi.org/10.5935/2177-4153.20150016.
RUIVIEJO, A. C. A.; MORALES, E. M. S. Social Responsibility in the Spanish Financial System. Social Responsibility Journal, v. 12, n. 1, pp. 103–116, 2016. http://dx.doi.org/10.1108/SRJ-01-2015-0012.
SEMBIRING, N. Customer Decision: An Empirical Study on Sourcing Credit from Banks. Journal of Advanced Research in Law and Economics, v. 8, n. 2, pp. 591-595, 2017. http://dx.doi.org/10.14505 / jarle.v8.4 (26) .23.
SOBREIRA, T. B.; GALVÃO, R. A.; SOUZA, M. T. S. de. Implementação de um Programa de Responsabilidade Social Empresarial: um estudo de caso em uma pequena empresa industrial. Revista Metropolitana de Sustentabilidade - RMS, [São Paulo], v. 5, n. 1, pp. 40-59, 2015.
TUHIN, M. H. Does Corporate Social Responsibility Expenditure Affect Financial Performance of Islamic Banks in Bangladesh? Middle East Journal of Business, v. 9, n. 2, pp. 44-50, 2014. http://dx.doi.org/10.5742 / MEJB.2014.92385.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
VIJAY, P.; DIVYA, N. Impact of Corporate Social Responsibility Initiatives of Indian Banking Sector. International Research Journal and Business and Management –IRJBM, v. 7, n. 12, pp. 29-38, 2014.
VILAR, V. H.; SIMÃO, J. CSR disclosure on the web: major themes in the banking sector. International Journal of Economics, v. 42, n. 3, pp. 296-318, 2015. http:dx.doi.org/10.1108/IJSE-10-2013-0240.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento de métodos. Tradução Cristhian e Mateus Herrera. 5. ed. Porto Alegre, Bookman, 2015.
YIN, R. K. Pesquisa Qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
ZAMEER, H.; TARA, A.; KAUSAR, U.; MOHSIN, A. Impact of service quality, corporate image, and customer satisfaction towards customers’ perceived value in the banking sector in Pakistan. International Journal of Bank Marketing, v. 33, n. 4, pp. 442-456, 2015. http://dx.doi.org/10.1108/IJBM-01-2014-0015.
Publicado
2025-02-06
Cómo citar
Basante, J. (2025). PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL NO SETOR BANCÁRIO: ESTUDO DE CASOS SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES . Caderno De Administração, 32(2), 140-165. https://doi.org/10.4025/cadadm.v32i2.68147
Sección
Artigos