ESTARÍAMOS INICIANDO UMA NOVA GERAÇÃO DE ESTUDOS SOBRE CONSELHOS? – UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE AS TRÊS GERAÇÕES DE ESTUDOS

Resumen

A questão central do ensaio teórico provoca o campo a refletir se na década de 2020 estaríamos iniciando uma nova geração de estudos sobre conselhos. Em termos de desenvolvimento histórico dos conselhos, os estudos que abordam balanços sobre a agenda de pesquisa dividem a literatura em três gerações de estudos que se dividem nas décadas de 1990, 2000 e anos 2010. A provocação é realizada a partir da constatação de que mesmo chegando próximo da meia-idade, registrando sua consolidação no período de 1988 a 2015, os conselhos e as instituições participativas de modo geral não conseguiram criar raízes fortes o suficiente para enfrentar tempestades que estão ocorrendo desde 2019. A literatura atual demonstra como gap, e a temática da transparência em conselhos se apresenta como uma possibilidade de avançar na compreensão de suas práticas de accountability, de ir além de um único estudo de caso, buscando compreender múltiplas realidades, verificando suas diferenças e o que estas tem que lhe aproximam.

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Publicado
2025-12-10
Cómo citar
Luiz Filipe Goldfeder Reinecke, & Raupp, F. M. (2025). ESTARÍAMOS INICIANDO UMA NOVA GERAÇÃO DE ESTUDOS SOBRE CONSELHOS? – UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE AS TRÊS GERAÇÕES DE ESTUDOS. Caderno De Administração, 33(2), 137-156. https://doi.org/10.4025/cadadm.v33i2.76213
Sección
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