<b>Acesso à saúde: limites vivenciados por usuários do sus na obtenção de um direito</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.10106

  • Carine Lais Nonnenmacher Hospital Mãe de Deus
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria
  • Stefanie Griebeler Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: Acesso aos Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Serviços Médicos de Emergência.

Resumo

Este estudo objetivou verificar as facilidades e os limites do acesso à saúde sob a ótica de usuários do SUS em um município do Sul do Brasil. Com a criação do SUS em 1988 o acesso universal estabeleceu-se como um princípio. Avaliar o acesso dos usuários do SUS constitui-se em indicador sensível para acompanhar os serviços ofertados pelo sistema público de saúde. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com usuários pertencentes a duas unidades básicas de saúde, das quais uma utilizava a Estratégia Saúde da Família e a outra, não. Em janeiro de 2008 foram organizados dois grupos de usuários para a coleta de dados, aos quais se aplicou a técnica de grupo focal. Os encontros foram gravados, transcritos e analisados para a composição das seguintes categorias: Conformação da rede de atenção local; O Pronto-Atendimento como única porta de entrada aberta na rede; e Limites do acesso dos usuários ao Pronto-Atendimento. As barreiras de acesso à saúde encontradas neste estudo retratam uma realidade local e demonstram que a porta de entrada para a saúde pode ser tanto o serviço de emergência do hospital quanto a unidade de saúde, não havendo diferença entre os usuários de uma unidade de Saúde da Família e os de uma unidade de saúde tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine Lais Nonnenmacher, Hospital Mãe de Deus
Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Enfermeira da Emergência do Hospital Mãe de Deus.
Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora adjunta do departamento de Enfermagem e da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo Cuidado, Saúde e Enfermagem. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva. do CCS/UFSM.
Stefanie Griebeler Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem/UFSM. Professora substituta do Departamento de Enfermagem/UFSM. Membro dos Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde e do Cuidado, Saúde e Enfermagem/UFSM.
Publicado
2012-01-04
Como Citar
Nonnenmacher, C. L., Weiller, T. H., & Oliveira, S. G. (2012). <b>Acesso à saúde: limites vivenciados por usuários do sus na obtenção de um direito</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v10i2.10106. Ciência, Cuidado E Saúde, 10(2), 248-255. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v10i2.10106
Seção
Artigos originais