<b>Percepções de usuários sobre o serviço de atendimento móvel de urgência de Belo Horizonte</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i3.10273

  • Marília Alves UFMG
  • Renata Lacerda Prata Rocha UNA
  • Thays Batista da Rocha UFMG
  • Gelmar Geraldo Gomes UFMG
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Serviços Médicos de Emergência, Serviços de Saúde.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as percepções de usuários sobre o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Foi realizado um estudo de caso qualitativo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas com 11 usuários do serviço e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados foram agrupados nos temas Motivo da chamada, avaliação do serviço e sugestões para melhorar o atendimento. Os entrevistados solicitam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em situações de imobilidade, atropelamento, quedas e risco de lesão. A maioria relata bom atendimento e como pontos positivos: rapidez, eficiência, paciência, educação dos profissionais, preferência no atendimento hospitalar, administração de medicamentos e o transporte do paciente. Outros se sentem insatisfeitos com o atendimento telefônico, demora da ambulância e por receberem somente orientação. Sugerem aumento das ambulâncias, melhor atendimento telefônico e mais rapidez. Em síntese, a percepção dos usuários é positiva diante da agilidade, educação, experiência em atender urgências, funcionamento 24 horas e facilidade de acesso aos hospitais. As queixas relacionam-se ao atendimento telefônico e ao não envio de ambulância.

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Biografia do Autor

Marília Alves, UFMG
Bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 2. Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (1996). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e Graduação em Enfermagem e obstetricia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretora da Escola de Enfermagem. Editora Associada da Revista Mineira de Enfermagem (REME), consultora da Revista da Escola de Enfermagem da USP (0080-6234), Revista Texto & Contexto Enfermagem da UFSC e da Revista Investigacion Y Educacion en Enfermeria. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Serviços de saúde, atuando principalmente nos seguintes temas:Organização e gestão de serviços de saúde, urgência- emergência, enfermagem e trabalho. Líder do Nucleo de Pesquisa Administracao em Enfermagem (NUPAE). Coordena projetos nas linhas de pesquisa organização e gestão de serviços de saúde e de Enfermagem e trabalho em saúde. Suplente vocal de desarrollo institucional do Consejo Directivo de la Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería (ALADEFE) período 2007-2010. Currículo Lattes
Publicado
2011-02-22
Como Citar
Alves, M., Rocha, R. L. P., Rocha, T. B. da, & Gomes, G. G. (2011). <b>Percepções de usuários sobre o serviço de atendimento móvel de urgência de Belo Horizonte</b&gt; - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v9i3.10273. Ciência, Cuidado E Saúde, 9(3), 543-551. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v9i3.10273
Seção
Artigos originais