<b>Vivência do estudante de enfermagem em atividades de educação em saúde</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.11516
Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação em Enfermagem, Currículo.
Resumo
O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde apoiou o desenvolvimento do ensino de atividades educativas em escolas como conteúdo curricular do Curso de Graduação em Enfermagem, o que motivou a realização deste estudo. Utilizou-se a abordagem da fenomenologia social, com o objetivo de compreender a vivência dos estudantes do Curso de Graduação de Enfermagem em atividades de educação em saúde. Os depoimentos dos estudantes foram obtidos por meio de entrevistas, no período de agosto a setembro de 2010, e o contexto de aprendizagem da educação em saúde foi evidenciado nas categorias: “Identificando as atividades educativas em disciplinas”; “Inserindo-se em projetos de extensão universitária”; “Valorizando a promoção da saúde e a prevenção de agravos”; e Constituir-se como educador em saúde”. O estudo evidenciou fragilidades na formação relacionada à competência educativa do enfermeiro e sugere o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes, a fim de que se instrumentalizem para a atividade de educação em saúde no exercício da profissão.Downloads
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Publicado
2013-03-27
Como Citar
Jesus, M. C. P. de, Santos, S. M. dos R., Merighi, M. A. B., Oliveira, D. M. de, Figueiredo, M. A. G., & Braga, V. A. (2013). <b>Vivência do estudante de enfermagem em atividades de educação em saúde</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i3.11516. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(3), 436-444. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i3.11516
Edição
Seção
Artigos originais