<b>Práticas de reorientação na formação em saúde: relato de experiência da universidade comunitária da região de Chapecó</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i2.11709
Palavras-chave:
Educação Superior, Educação em Saúde, Serviços de Integração Docente-assistencial.
Resumo
A criação do Sistema Único de Saúde provocou mudanças significativas na gestão e no cuidado, exigindo das instituições formadoras adequações dos conteúdos e práticas pedagógicas. A Universidade Comunitária da Região de Chapecó, juntamente com a Secretaria da Saúde do município, foi contemplada nos editais de 2005 e 2007 do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde, estabelecendo a seguinte pauta de mudança: integralidade nas práticas da atenção à saúde, norteadora da orientação teórica; intersetorialidade na promoção da saúde no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, norteadora dos cenários de práticas; e competência, autonomia e solidariedade, fortalecidas através da problematização, foco da orientação pedagógica. O Pró-Saúde tem intensificado a integração entre instituição formadora e serviços de saúde, consolidando a atenção básica e seus territórios como cenário prioritário de práticas pedagógicas e assistenciais, tendo como desafio maior engajamento dos atores na consolidação dos processos em prol da formação superior e da educação permanente em saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-03-07
Como Citar
Kleba, M. E., Vendruscolo, C., Fonseca, A. P. da, & Metelski, F. K. (2013). <b>Práticas de reorientação na formação em saúde: relato de experiência da universidade comunitária da região de Chapecó</b> - doi: 10.4025/cienccuidsaude.v11i2.11709. Ciência, Cuidado E Saúde, 11(2), 408-414. https://doi.org/10.4025/ciencuidsaude.v11i2.11709
Edição
Seção
Relatos de experiência